Celular

02/01/2012 08h32 - Atualizado em 03/01/2012 18h27

Brasileiro traz suporte extraoficial ao Português para Siri do iPhone 4S

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog
Pedro Franceschi (Foto: Twitter)Pedro Franceschi (Foto: Twitter)

Quando foi lançado no Brasil, o iPhone 4S veio sem suporte ao português para o assistente virtual Siri, um dos seus principais atrativos. Embora oficialmente somente estejam incluídos os idiomas inglês, alemão e francês, o aparelho ganhou hoje suporte extraoficial para o português graças a um jovem programador brasileiro, Pedro Franceschi.

Franceschi desenvolve para a plataforma iOS já há algum tempo, apesar de ter apenas 15 anos. O rapaz conseguiu o feito a custo de muita engenharia reversa e cálculos matemáticos. Para tanto, ele usou APIs do aplicativo Dragon Dictation (que reconhece muito bem o português) para passar o áudio capturado pelo iPhone para texto.

O processo é o seguinte: o texto é traduzido para inglês e passado para o formato de áudio novamente, para que o Siri possa compreender; o áudio, por sua vez, é enviado aos servidores do Siri na Apple por meio de um proxy; finalmente, o iPhone recebe a resposta em texto em inglês, que é traduzida de volta para o português e exibida na tela.

Obviamente, esse suporte acaba aumentando um pouco o tempo de resposta do Siri em relação aos demais idiomas. O feito, no entanto, merece aplausos. Você também conferir uma explicação técnica completa dos detalhes no blog pessoal de Franceschi.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dalva Barreto
    2016-11-21T23:56:56

    Atualização do WhatsApp

  • Uriel Bueno
    2012-01-03T18:10:31

    Legal !! mais como sempre não é 100% as respostas vem de 10 a 15 segundos no minimo e isso já desanima um pouco mais esta ótimo muito bom

  • Daniel Benicio
    2012-01-02T19:43:21

    aí aí henrique marão mentira que dói isso! kkk este cara que conseguiu modificar o siri é demais! e também deve q é um loko por PC também! rsrsrsrs

  • Tiago Oliveira
    2012-01-02T10:48:14

    Outra coisa, há que se pensar nas pessoas que não falam inglês.

  • Tiago Oliveira
    2012-01-02T10:45:01

    Ronaldo, experimente o desconforto de ter que ensinar à Siri todas as palavras que você possa precisar. Como prova de conceito, a aplicação de tecnologia demonstrada pelo desenvolvedor é perfeitamente válida.

  • Ronaldo Ribeiro
    2012-01-02T10:38:07

    "Engenharia Reversa e Cálculos Matemáticos"? Estão de sacanagem né?! Qualquer um pode fazer isso, basta falar para o sistema as palavras em inglês e dizer depois em português e dizer que a partir de então ela (a Siri) irá reconhecer tais palavras. Assim como vc pode ser chamado por ela do que quiser, ou pode associar apelidos a pessoas, coisas, lugares ou qualquer outra coisa que quiser.

  • Rafael Carvalho
    2012-01-02T09:27:48

    Parabéns Pedro

  • Adelon Silva
    2012-05-15T11:27:13

    humm..... "EXtranho no ? "

  • Marcus Soares
    2012-05-15T10:37:14

    Esse video parece montagem...Repare o som ambiente. Ele muda toda vez entre a fala do rapaz e a fala do SIRI. Repare que nao é continuo tb. Sempre corta qd vai comecar uma nova pergunta. Na minha opiniao, é FALSO!

  • Roberto Damasceno
    2012-01-04T16:57:45

    Esse Ronaldo de Curitiba tinha que aprender que se não tem o que falar é melhor ficar quieto, não tem a menor noção do que o Pedro realizou. Parabéns Pedro. Mesmo achando que uma empresa que não dá o menor valor para um mercado como o do Brasil não mereça que gastemos nosso dinheiro com seus produtos, fica aqui registrado o esforço do Pedro para contornar este descaso.

  • Cristian
    2012-01-02T12:07:20

    isso sim que é brasileiro e não esses poser que tem por ai, parabéns pedro

  • Leila Domingues
    2012-01-02T10:34:53

    Parabéns menino Pedro!!!

  • Fernando Caldas
    2012-01-02T10:31:58

    MLK BAUM !

  • Ricardo Gava
    2012-01-02T10:19:26

    Mas o moleque é bambi!!!

  • Leonardo Belens
    2012-01-02T10:00:20

    arrasou à vista pq parcelado entra juros. parabens!