Celular

23/01/2012 14h27 - Atualizado em 23/01/2012 14h27

Celulares do futuro poderão ter telas com células solares

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Engenheiros, do London Centre for Nanotechnology, conseguiram desenvolver células fotovoltaicas pequenas o suficiente para as comprimir atrás da tela de um celular. Embora possa parecer, as células fotovoltaicas não estão lá para coletar a luz do sol, mas sim a luz do próprio display do celular.

telaCelulares do futuro poderão ter célular fotovoltaicas
para colher a luz desperdiçada pela tela (Foto: Divulgação)

Pode parecer absurdo, mas não é. Segundo os pesquisadores, de toda a luz que emite, em média apenas 36% é aproveitado pelos nossos olhos.

Todo o resto acaba difundido pelo ar ou vazando pelas bordas da tela, em função da retroiluminação por LED. Com isso, nasceu a ideia de criar sensores fotovoltaicos para coletar a luz desperdiçada e convertê-la em energia.

A energia colhida assim pode ser redirecionada para ajudar a manter a carga da bateria por mais tempo. A intenção é condensar uma camada de células capazes de converter luz em energia no emaranhado que compõe o display do celular.

As células poderiam não apenas captar luz desperdiçada pelo celular, como também a do ambiente. Isso porque, embora fiquem sobrepostas pelo LCD, as células fotovoltaicas acabam recebendo luz por conta do fato de que LCDs e OLEDs não são totalmente opacos, e permitem que alguma luz passe por eles.

Como não poderia deixar de ser, as células fotovoltaicas deste projeto oferecem uma eficiência relativamente baixa. Apenas 11% da luz que elas captam acaba sendo convertida em energia (painéis solares convencionais atingem algo próximo de 30%). O fato da energia não ser suficiente para um impacto decisivo no uso dos smartphones, faz com que os pesquisadores procurem evoluir a tecnologia para alcançar uma eficiência de 90%.

Via Extreme Tech

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares