Fabricantes

31/01/2012 09h00 - Atualizado em 31/01/2012 09h26

Erro da Apple permite que ladrões troquem iPhone roubado por dinheiro

Hugo Carvalho
por
Para o TechTudo

A Apple criou um sistema de serviço para usuários que “ajuda” ladrões de iPhone a ganhar dinheiro com o roubo. O sistema de atendimento ao cliente da companhia garante que todo eletrônico sob garantia pode utilizar o serviço, dado que é o aparelho que está vinculado à garantia, e não ao dono dele.

applestoreLoja da Apple (Foto: Reprodução)

Da mesma forma que este fato permite que amigos ou parentes levem os aparelhos para o conserto, ele também possibilita que ladrões utilizem o serviço em iPhones roubados e os troquem por novos, ou até os usem como desconto para a compra de um modelo mais novo.

De acordo com o consultor de Segurança da Tecnologia da Intel e expert em roubo de identidade, Robert Siciliano, a Apple parece não ter considerado os aparelhos roubados e utiliza um sistema baseado em “honra”. Este modelo parte do princípio que não há pessoas com más intenções. Além disso, Siciliano ainda diz que, enquanto os consumidores não reclamarem em grande intensidade, a Apple provavelmente não fará nada a respeito. A título de curiosidade, em Nova Iorque, 70% dos telefones roubados são iPhones.

Uma aluna de graduação do MIT foi uma vítima deste tipo de crime. Ela estava enviando uma mensagem de texto em seu iPhone enquanto esperava por um trem em Boston quando um ladrão pegou seu celular e correu.

Depois de algum tempo, ela recebeu um e-mail automático dizendo que seu aparelho danificado havia sido reparado em uma Apple Store. Decidia a reaver o gadget, ela foi até a loja, mas ouviu dos funcionários que não seria possível devolvê-lo. Isso porque a entrega poderia ser feita somente a quem o havia levado para conserto.

Um representante da Apple se recusou a comentar sobre o problema.

Via Daily Mail

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas San
    2013-09-28T12:11:27

    roubo de celular so acontece no Brasil seus retardados... na America acontece muito raramente...

  • Rodrigo M
    2012-01-31T12:18:32

    Até concordo com o comentário anterior do leandro. Mas, com toda a consideração que tenho pela Apple acho que eles podiam sim fazer algo à respeito. Uma boa solução seria ter leitura biométrica nos aparelhos e backup dos dados do leitor no iCloud e o aparelho novo só ser entregue se a leitura biométrica for compatĩvel.

  • leandro ribeiro
    2012-01-31T11:29:25

    O problema é da polícia, eles sim tem que conter os roubos, a Apple não tem que evitar. Concordo com a política de honra da apple.