Internet

19/01/2012 18h39 - Atualizado em 23/01/2012 10h20

FBI desativa site de "pirataria" Megaupload e fundador é preso

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Uma operação do FBI, a unidade primária do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, resultou na desativação do popular site de troca de arquivos Megaupload, nesta quinta-feira (19). Há alguns minutos, ao tentar abrir a página, o navegador já não carregava nenhum conteúdo. Não é mais possível baixar nem enviar arquivos para os servidores.

O Megaupload foi um dos acusados por violação de direitos autorais.  (Foto: Produção)O Megaupload foi acusado por violação de direitos autorais. (Foto: Reprodução)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos comunicou oficialmente a prisão do fundador do site, Kim Schmitz, e de outros três executivos, nesta quinta-feira (19), na Nova Zelândia. De acordo com a "Associated Press", houve investigação durante dois anos antes de os agentes tomarem medidas contra os acusados. Sete pessoas ligadas ao site foram condenadas por crimes no estado da Virgínia. Outros quatro acusados estão sob a custódia da polícia, segundo informações do “Wall Street Journal”.

Pode parecer proposital, mas o FBI afirma que a data para a prisão dos suspeitos e criminosos não tem a ver com a grande mobilização contra o projeto de lei SOPA, que tomou conta de diversos sites americanos na quarta-feira e teve seu ápice na Wikipedia, cujos verbetes tiveram acesso bloqueado durante todo o dia.

As pessoas envolvidas com o Megaupload são acusadas de pirataria. Até aí, nenhuma surpresa. O site é famoso por hospedar arquivos com filmes completos, músicas e livros, entre outras produções cujas propriedades intelectuais provavelmente não lhe cabem.

As violações de copyright cometidas pelos responsáveis do Megaupload teriam causado prejuízo de 500 milhões de dólares em lucros não obtidos com conteúdo que, de outra forma, seria comercializado.

Segundo a agência “Associated Press”, o Megaupload foi o 13º site mais popular no mundo. A informação estaria nos autos do processo que deu origem à operação policial.

Entenda o SOPA e o PIPA

A sigla SOPA (Stop Online Piracy Act) significa Lei de Combate à Pirataria Online. Basicamente, esse projeto de lei expande os meios legais para que os detentores dos direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos pirateados. Se aprovado, os detentores de propriedade intelectual terão o direito de bloquear indiscriminadamente o conteúdo da web.

Enquanto isso, no Senado americano, circula o projeto de lei chamado PIPA (Protect IP Act), que tem o objetivo de proteger a propriedade intelectual, como o próprio nome traduzido sugere. Essas duas possíveis leis estão no meio de uma "briga" antiga: de um lado, a indústria do entretenimento defendendo a "censura", do outro lado, as principais empresas da internet defendendo a liberdade de expressão.

Via Associated Press

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Vasconcellos
    2012-01-20T04:49:27

    Tá na hora de tirarem da cabeça esse negócio de ser crime baixar músicas,vídeos...É absurdo e ridículo se você pensar que pessoas são contra você compartilhar um conteúdo de um CD que você na internet ou mesmo que não seja de um CD.É absurdo o artista querer que quando você quiser ouvir uma música dele você só possar ouvir em um CD ou comprando a música.Ele que ganhem o dinheiro deles com shows.E não tenho nem mais palavras para explicar o que estou tentando falar.Só digo que é ridículo.Pensem e tentem entender o que estou dizendo.

  • Taviel Ramanez
    2012-01-20T04:09:33

    o que eu acho é o seguinte: americano não tem esse direito porque pelo que eu pouco entenda de política e de capitalismo e socialismo, o que eu sei é que a internet foi criada por anarquistas comunistas.

  • Barbara Reis
    2012-01-20T03:42:59

    Ahhhh que absurdo, invés de correr atras de ESTUPRADOR, MANIACO, e tudo mais ficam ai se preocupando com site liberado para baixar musicas, filmes etc, me poupe

  • Gilcelio Vieira
    2012-01-20T00:27:47

    Esquenta não, enquanto tiver o torrent, ta tranquilo

  • Drga Stdrtart
    2012-01-23T06:14:14

    Mário Alves - Se Você não tem $. Automaticamente não pode obter o produto. Simples assim. Se poe a culpa no preço pra justificar seu erro pra mim é S afado. pois se tem $ pra comprar uma TV Full Hd, tb tem pra adquirir um soft ou DVD ou um cd. Se acha o preço abusivo... não compre!

  • Társis Santos
    2012-01-21T10:15:34

    se o governo cobrasse menos impostos não existiria tanta pirataria, a os arquivos online são a opção de e a voz de quem se recusa a pagar altos impostos para encher os bolsos do governo.

  • Marcos Oliveira
    2012-01-21T01:14:57

    concordo com o Mario Alves deveriamos boicotar todas as Editoras de Livros, Gravadoras e produtoras de cinema, é um absuro eles querem fechar todos os sites de trocas de arquivos isso é ridiculo é censura a liberdade de expressão exitem outras formas de se combater a pirataria sem tirar a liberdade de expressão da internet. Abaixo a Censura.

  • Willian Santos
    2012-01-20T16:26:45

    E as pessoas que utilizavam o megaupload como armazenamento de arquivos? e os milhoes de arquivos legais contidos nos bancos de dados seram devolvidos?

  • Mário Alves
    2012-01-20T14:17:42

    Drga Stdrtart deves ser mais um dos que se encem de dinheiro com os altos preços que a industria cinématografica leva... Gostava de entrar em tua casa para verificar se não tens nada ilegal aí... são nunca usaste uma fotocópia de algo ou se não tens filmes musica ou outras coisas tiradas da net... É so santos a querem fechar servidores... mas quando se investiga melhor so se encontra fraudolência...

  • Alibe Soares
    2012-01-20T01:29:36

    Uma coisa ficou EVIDENTE: O Governo americano CAVOU A SUA PRÓPRIA COVA, se já não gozava de muita popularidade, agora ficou pior ainda.Defendeu duas empresas, mas perdeu milhões de eleitores online

  • Lucas
    2012-01-20T01:24:38

    Já q tá na moda direitos autorais, sugiro que a familia do osama bin laden solicite indenização pelos direitos de imagem do falecido, pois dúvido que ele autorizou ou autorizaria a divulgação de sua imagem, principalmente morto, na mídia. Direitos de imagem foram violados, portanto, EUA indenizem a família do pobre coita, ok? Sem mais! E outra, tenho ctza que o Obama tbm usava megaupload.

  • Mário Alves
    2012-01-20T14:21:13

    Drga Stdrtart só mais uma coisa... será que ate o software que estas a usar é genuíno???

  • Ana Lima
    2012-01-20T12:22:02

    Se os valores cobrados não fossem tão altos para se ouvir uma música ou ver um filme, não estaríamos enfrentando este problema, a culpa são das gravadoras e dos demais agentes, que superfaturam tudo. Quem ganha um salário não vai gastar uma enormidade de dinheiro para ter acesso a algo tão caro. Comecem prendendo os governantes, pois a maior culpa é deles.

  • Fernando Machado
    2012-01-20T12:06:56

    Como se o megaupload fosse o único com esse tipo de conteúdo... Esse tipo de atitude deve ser tomada apenas para calar a boca das gravadoras/produtoras, porque todos sabem que existem uma infinidade de sites similares ao megaupload. E agora vão surgir muitos outros. Aconteceu o mesmo na época do Napster. Acabaram com o aplicativo, e isso estimulou ainda mais o desenvolvimento de outros.

  • Priscilla
    2012-01-20T02:35:26

    Enquanto os dvd's originais forem uma fortuna, infelizmente a pirataria vais vencer. Agora banir o site é ridículo, ninguém é o obrigado a comprar diversos cd's ou dvd's.

  • Laercio Brambila
    2012-01-20T02:19:34

    poxa perdi minha conta lá , ia vencer em fevereiro =/

  • Emanuelle Pinheiro
    2012-01-20T01:58:23

    Daqui a pouco vamos voltar para os velhos VHS e fitas cassete, assim poderemos gravar aqueles filmes na tv, atentos aos comerciais, e ficarmos de "orelha em pé" para aquela música q tantos queremos tocar no rádio. rsrs.. Só rindo mesmo diante dessa palhaça made in USA.

  • Lucas
    2012-01-20T01:37:20

    E lá se inicia a primeira guerra virtual da história, sem soldados, sem sangue, sem mortes, apenas derramamento do líquido negro do capitalismo... Aoooooow Tilapia!!!

  • Gabriel Brito
    2012-01-19T23:54:06

    E como o cidadao aí em baixo falou.. quem disse que todos que baixam comprariam? E quem disse que quem baixa nao compra? Muitos baixam pra testar, e se gostarem, acabam comprando sim! pois existem coisas que valem a pena comprar o original! As empresas que invistam mais na qualidade para que as pessoas quando "experimentem" tenham vontade de ocmprar oras.....

  • Samai Rodrigues
    2012-01-19T23:53:30

    rapaz logo hoje que ia estrear minha net em alta velocidade #tragico =(

  • Drga Stdrtart
    2012-01-20T12:40:57

    Tomara que essa justiça tb se extenda até outros sites: Fileserve, Badongo, etc. Já fui muito prejudicado com esses malditos!

  • Mário Alves
    2012-01-20T12:26:08

    Eles falam que os direitos de autor perderam na ordem dos 500 milhoes de euros, devido a pirataria. Eu falo por mim, só não compro mais música e não vou ao cinéma mais vezes porque os preços dos cd´s dos DVD´s dos Bilhetes de cinéma, etc são uma extremamente altos, isso sim eu considero burla e roubo. E venho comunicar que no prazo minimo de 2 anos não irei adquirir um unico CD, DVD, Blu-ray etc etc nem irei ver nenhum filme o cinéma. E se como eu houvessem um quantos milhares a fazer o mesmo as produtoras iriam repensar se seria perferivel haver pirataria ou se era melhor terem prejuízo.

  • Alexandre Souza
    2012-01-20T10:59:04

    Tão acabando com tudo, mas isso é só uma medida desesperada e sem efeito. A "pirataria" é um efeito muito maior que surge da demanda reprimida por cultura e da prática dominadora das gravadoras. Não vai demorar pra surgir tecnologias criptografadas e camufladas para compartilhamento de arquivos. E a velha mídia já era... só não querem enxergar isso.

  • Joelson Nascimento
    2012-01-20T10:18:48

    PREZADOS HJ E UM DIA DE LUTO PARA A COMUNIDADE DOWN MUNDIAL

  • Phelipe Silva
    2012-01-20T10:04:28

    Poxa perdi minha conta Premiun Vitalícia. eu ainda perdi mais de 500Gb de dados.