Sistemas Operacionais

03/01/2012 15h23 - Atualizado em 03/01/2012 15h23

GNOME 3.3.3 disponível para download. Veja as novidades

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

O GNOME é um dos ambientes gráficos mais utilizados no Linux. Os desenvolvedores liberaram recentemente a versão 3.3.3, que prepara o terreno para a chegada do futuro GNOME 3.4 no mês de março, quando muitas novidades devem ser apresentadas ao usuário, resultando em maior desempenho e funcionalidade.

Fedora 15 com GNOME 3 (Foto: Reprodução/Softpedia)Fedora 15 com GNOME 3 (Foto: Reprodução/Softpedia)

O software de mensagens instantâneas Empathy teve boa parte de seu código-fonte reescrito, mas sem perder a funcionalidade multiprotocolo. O aplicativo é capaz de se conectar ao Windows Live Messenger, Facebook, Google Talk e muitos outros serviços, inclusive com suporte a envio e recebimento de arquivos e chamadas por voz e vídeo em em alguns deles.

Para seguir as tendências adotadas pelo Google Chrome, o navegador Epiphany sofreu mudanças mais profundas na interface, com o objetivo de aumentar ao máximo o espaço para visualização de páginas, eliminando barras e menus desnecessários. As alterações são radicais e trazem ao navegador uma interface bem diferente das convencionais.

Navegador Epiphany tem interface minimalista (Foto: Reprodução/Muy Linux)Navegador Epiphany tem interface minimalista (Foto: Reprodução/Muy Linux)

Outras mudanças importantes envolvem novos recursos no GNOME Control Center, o painel de controle do ambiente, suporte aprimorado para mesas digitalizadoras e melhorias no GLib, componente de fundamental importância para o funcionamento do ambiente.

Como a versão 3.3 possui número ímpar, assim como a 3.1, ela foi feita apenas para fins de desenvolvimento, não sendo recomendada para uso diário dos usuários comuns. Mais informações podem ser encontradas na página oficial do projeto GNOME.

Via Muy Computer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Gavio
    2012-01-13T12:23:01

    Muito legal o gnome novo, apesar de ser usuário atualmente do Unity antes usava o gnome para mim a melhor interface gráfica para linux.