Sistemas Operacionais

05/01/2012 17h18 - Atualizado em 05/01/2012 17h18

Google obriga fabricantes a manter tema original do Ice Cream Sandwich

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Google está pressionando os fabricantes de dispositivos Android a adotarem a interface padrão do Ice Cream Sandwich em seus produtos - ou ao menos dar ao consumidor a opção de usá-lo ou não. A nova política é vista como uma forma de horizontalizar a experiência do consumidor e padronizar o sistema, que atualmente tem temas diferente para cada fabricante.

Android 4.0 terá uma só cara para os mais diversos produtos (Foto: Reprodução)Android 4.0 terá uma só cara para os mais diversos
produtos (Foto: Reprodução)

A linha de corte da política do Google está vinculada com o Android Market. Toda versão do Android que acompanhar o aplicativo oficial do Market já instalado terá que adotar a interface padrão. A adoção em caráter oficial do aplicativo Market classifica a ROM como "oficial" e "autorizada" pelo Google.

O tema padrão do Android 4.0 é chamado de Holo, e oferece uma experiência mais fluida e agradável ao usuário do que as versões antigas do sistema. O Google teme que os fabricantes, livres para alterarem o visual, acabem interferindo demais na interface, tornando-a menos eficiente e distante do padrão – o que pode enfraquecer o sistema operacional que concorre com plataformas que não variam entre os diversos modelos e fabricantes, especialmente o Windows.

Na visão do Google, a adoção de um tema padrão permite que o sistema seja identificável para o usuário, mas também o faz mais amigável para os desenvolvedores independentes, que não precisam criar aplicativos que sirvam e operem nas mais diversas interfaces customizadas do mercado.

Isso, claro, não significa que as customizações dos fabricantes estarão aposentadas. Widgets e personalizações como Sense e TouchWiz, de HTC e Samsung, respectivamente, continuarão por aí. O que mudará é que as alterações não poderão comprometer a interface básica do sistema. Assim, que sabe, a vida de desenvolvedores fica melhor, já que criarão aplicativos amigáveis e plenamente funcionais em quaisquer destes ambientes personalizados.

Via Engadget.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares