Sistemas Operacionais

24/01/2012 10h21 - Atualizado em 24/01/2012 10h21

iOS ultrapassa BlackBerry no mercado corporativo enquanto Android é a plataforma menos segura

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Segundo um recente relatório divulgado pela empresa de segurança Check Point, o iOS ultrapassou o BlackBerry e passou a ocupar a primeira posição entre as plataformas móveis mais utilizadas no mercado corporativo.

De acordo com a Check Point, que ouviu 768 profissionais de TI nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Japão, o iOS responde, hoje, por 30% do mercado móvel corporativo. Em segundo lugar, está o BlackBerry, até então o queridinho dos executivos, com uma participação de 29% no mercado. Na terceira colocação, aparece o Android, mais novo concorrente e que já conta com uma participação de 21%. Em seguida, vem o Windows Phone, com 18% e, na lanterninha, o Symbian, com apenas 3% de participação.

Plataformas móveis mais usadas no mundo corporativo (Foto: Reprodução)Plataformas móveis mais usadas no mundo corporativo (Foto: Reprodução)

De acordo com a Check Point, que ouviu 768 profissionais de TI nos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Japão, o iOS responde, hoje, por 30% do mercado móvel corporativo. Em segundo lugar, está o BlackBerry, até então o queridinho dos executivos, com uma participação de 29% no mercado.

Na terceira colocação, aparece o Android, mais novo concorrente e que já conta com uma participação de 21%. Em seguida, vem o Windows Phone, com 18% e, na lanterninha, o Symbian, com apenas 3% de participação.

Apesar de ter perdido a primeira colocação para o iOS, o BlackBerry continua sendo apontado como a plataforma móvel mais segura pelos profissionais de TI. Dos 768 entrevistados, apenas 22% apontaram a plataforma da RIM como sendo a mais vulnerável. Em segundo lugar, com 36%, está o iOS, da Apple.

O Android, do Google, foi apontado por 43% dos profissionais como sendo a plataforma móvel menos segura. Além disso, 71% dos profissionais apontou como principal preocupação no quesito de segurança na utilização de plataformas móveis a falta de conscientização dos funcionários das empresas.

Plataformas móveis com maior risco de segurança (Foto: Reprodução)Plataformas móveis com maior risco de segurança (Foto: Reprodução)

Ainda segundo o relatório, houve um aumento considerável na utilização de dispositivos móveis pelas empresas. Aumento este, que se deve principalmente ao crescimento do número de sites que contam com versões móveis, alcançando a marca de 89%, permitindo que os funcionários acessem as aplicações através de seus smartphones e tablets.

O estudo aponta ainda um crescimento na utilização de dispositivos móveis pessoais nas redes corporativas. Aproximadamente 65% das empresas pesquisadas permitem que seus funcionários utilizem os próprios smartphones e tablets dentro das redes corporativas.

Via Apple Insider

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares