Internet

23/01/2012 19h44 - Atualizado em 23/01/2012 19h44

Jim Balsillie e Mike Lazaridis deixam o cargo de CEO da RIM

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

Segundo um comunicado divulgado neste domingo (22), a Research In Motion (RIM) informou que Jim Balsillie e Mike Lazaridis não ocupam mais a presidência da empresa. Em seus lugares, quem assumirá o cargo de CEO da companhia é Thorsten Heins, que entrou na empresa em dezembro de 2007, como VP Sênior de Engenharia de Hardware e que se tornou COO da companhia em agosto de 2011.

Thorsten é o novo CEO da RIM (Foto: Divulgação)Thorsten é o novo CEO da RIM (Foto: Divulgação)

A saída de Balsillie e Lazaridis pode ser entendida como um reflexo do baixo rendimento que a RIM teve em 2011 - ano em que a empresa perdeu uma participação considerável no mercado e viu o seu lucro dispencar. No mesmo ano, as ações da empresa, perderam mais de três quartos do seu valor de mercado, gerando críticas por parte dos acionistas e fazendo crescer a sensação de necessidade de uma mudança na gestão.

Além de queda na participação de mercado e no valor das ações, a companhia foi duramente criticada pelo lançamento do Playbook sem recursos importantes como um cliente de e-mail nativo. Tal falha só foi corrigida no início deste ano, com o lançamento do PlayBook OS 2.0. “Chega um momento no crescimento de uma empresa de sucesso em que os fundadores reconhecem a necessidade de passar o bastão para uma nova liderança”, disse Lazaridis em um comunicado. “Jim e eu fomos ao Conselho e dissemos que acreditávamos que a hora tinha chegado”, completou.

Apesar do discurso amistoso de Lazaridis, rumores começaram a circular no início deste mês, e davam conta de que os investidores teriam pedido a exclusão total de ambos dos quadros da companhia. Assim sendo, a retirada de ambos do cargo de CEO pode ser visto como uma tentativa de amenizar a crise provocada pelo baixo rendimento da administração, principalmente pelo fato de eles serem dois dos três maiores acionistas da companhia.

Via CNET

--
O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares