Fabricantes

23/01/2012 20h08 - Atualizado em 23/01/2012 20h08

Kodak processa Samsung por ter infringido cinco patentes

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo
A Kodak anunciou que está processando a Samsung por ter violado cinco patentes de imagem digital. A queixa foi apresentada contra a Samsung dos Estados Unidos, e as alegações são semelhantes às que foram feitas contra a Apple e a HTC no início de janeiro.

As cinco patentes do processo envolvem a captura de imagens digitais e suas transferências através de uma rede celular ou sem fio. No entanto, ainda não se sabe especificamente quais dispositivos da Samsung estão sendo acusados de violação.

kodakKodak processa Samsung (Foto: Reprodução)

A Kodak, que já foi lider mundial em fotografias, pode estar à beira da falência. Por causa disso, a empresa vem tentando vender suas concessões para arrecadar dinheiro suficiente para se manter no mercado, podendo assim fazer a transição para uma empresa de impressão de fotografias.

Antonio Perez, presidente da empresa, disse que pretende buscar o valor a partir de duas partes do portfólio de tecnologia da Kodak. Uma delas estaria relacionada às patentes de captura digital, essenciais para uma ampla gama de dispositivos móveis que capturam imagens. Perez também revela que essas concessões geraram mais de US$ 3 bilhões em receitas de licenciamento desde 2003 para a Kodak.

Atualmente a Kodak alega ter licenciado as suas patentes de imagem digital para mais de 30 empresas, incluindo LG, Motorola e Nokia. Mas ainda existe uma parte que será vendida, só resta saber quem comprará esses direitos que, em sua maioria, se referem a tecnologias ultrapassadas.

Via Forbes

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares