Internet

23/01/2012 09h11 - Atualizado em 23/01/2012 12h28

Atualizado: volta do Megaupload, na verdade seria um vírus

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

Aparentemente, o famoso site de compartilhamento de arquivos, Megaupload, teria voltado ao ar após o FBI ter confiscado todos os seus domínios relacionados na semana passada. Porém, esse retorno é uma farsa realizado para espalhar vírus e invadir o computador dos internautas.

Sem usar uma URL, as pessoas acessaram "o retorno" do Megaupload por um endereço de IP. Nele, uma nota garantia que o site ainda não possui nenhum domínio de endereço e que estão trabalhando para trazer o Megaupload completo novamente.

Segundo Camillo Di Jorge, country manager da Eset no Brasil, o endereço de IP fornecido é um ataque em potencial: "esse IP é da Holanda na qual o site não está funcional. Você pode entrar no site, ele pode descarregar alguma coisa na sua máquina, virando uma rede zumbi. É uma forma de sequestrar uma máquina", alertou.

Organizadores do Megaupload resolveram colocar o site para funcionar apenas com o endereço de IP  (Foto: Reprodução)Organizadores do Megaupload resolveram colocar o site para funcionar com o endereço de IP
(Foto: Reprodução)

Antes dessa farsa, o Megaupload já tinha tentado um retorno usando o domínio megavideo.bz, mas foi retirado do ar poucos minutos depois. Ainda não foi dada nenhuma declaração oficial do Megaupload sobre uma volta ou sobre esse ataque usando seu nome.

Entenda o caso

Na quinta feira (19/01) o site Megaupload teve seus domínios confiscados acusado de promover a pirataria. Seu fundador, Kim Schmitz, e outros três executivos foram presos na Nova Zelândia por causa disso. Mais sete pessoas ligadas ao site foram condenadas por crimes no estado da Virgínia e outros quatro acusados estão sob a custódia da polícia.

No mesmo dia, em forma de protesto, o grupo Anonymous atacou vários sites que defendem a ideia de direitos autorais, inclusive o site do FBI e do Departamento de Justiça norte americano. Apesar de ter coincidido com as manifestações contra a SOPA (lei norte-americana que quer eliminar toda a pirataria da Internet punindo até os sites de buscas), o governo americano disse que a prisão e apreensão não foram motivados pela polêmica proposta de lei.

Via IT Web

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardomacedonunis
    2012-02-15T10:57:44

    o gloriaa obrigado anti virus graças a meu anti virus kasperky pro nao peguei idabem que o meu pc e macbook air se fosse outro ja tinha se lascado kkkkkkk

  • Rafael Mendes
    2012-01-24T03:12:47

    Nunca vi uma balela tão grande... e o pior é a ESET querendo pegar fama na historia inventando isso. Até eu que tenho uma noção básica em HTML ao abrir o codigo-fonte da tal página em questão, dá pra ver que não tem nenhum código malicioso, apenas um código pequeno HTML simples, com links e imagens. E aí emcima diz que o megavideo.bz está fora do ar, não está, está online! tsc tsc

  • Tiago Dorta
    2012-01-23T22:35:16

    Graças ao TechTudo nao so eu como varias pessoas pegaram Virus , e agora gostariamos de saber oque ele pode causar , e por favor nao cometer mais um ERRO grave assim ,e aind por cima fazerem uma campanha contra VIRUS e vcs msmo estao infectando os pcs , isso e uma PIADA .

  • Gabriel Brasil
    2012-01-23T21:48:44

    Não tenho palavras para descrever minha indignação com o TechTudo de nem se dar ao trabalho de verificar a veracidade da informação e sair publicando uma matéria de com certeza infectou diversos computadores assim como o meu. Estou tendo sérios problemas para corrigir o erro que o TechTudo cometeu ao publicar um link com vírus e espero sinceramente que o site se desculpe com seus leitores e revise seu controle de links.

  • Rodrigo Oliveira
    2012-01-23T11:54:37

    @Diego Rodrigues, porque esta cada dia pior se o techtudo está justamente alertando sobre uma coisa ruim? E outra, isso está estranho, eu admito que quase entrei em um ip que se não me engano foi informado pelo proprio twitter do anonymus, mas o layout era diferente dessa imagem. E o povo ta achando que voltando o megaupload volta os arquivos, acorda ae pessoal, o dono foi preso, quem vai gerenciá-lo?? Escolham outro servidor para seus downloads, recomendo o fileserve. O importante é que a maldita lei acabou, os outros servidores estão salvos, internet WINS

  • Diego Rodrigues
    2012-01-23T10:41:17

    ISSO É PHISHING... VAMOS SE ATUALIZAR GALERA. SAI FORA QUE ISSO É CILADA!!! TECHTUDO A CADA DIA QUE PASSA FICA PIOR!!!

  • Carlos Augusto
    2012-01-23T10:18:35

    Não está funcionando. Vamos checar as notícias aeee galera =)

  • Cristiano Follador
    2012-01-23T09:32:30

    já foi noticiado que o site é falso. se não me engano, saiu um relatório do avast ou coisa assim alegando que o site era um scam. convém verificar isso e editar a matéria, antes que alguém seja enganado e infectado

  • William Costa
    2012-01-23T09:56:45

    isso é só uma maneira de espalhar spam, saiu mem um relatorio mas nao foi do avast foi do Eset, e eles disseram que como o site era conhecido, pessoas mal intencionadas decidiram usar o nome do site para espalhar pragas virtuais, e que possivelmente usuarios premium do site receberam e-mails falsos para a suposta "confirmaçao de dados bancarios" para que seja feito o reembolso, segundo eles ninguem deve confirmar dados bancarios por e-mail pois está é só uma maneira de fraudar os usuarios financeiramente