Sistemas Operacionais

31/01/2012 17h07 - Atualizado em 31/01/2012 17h07

Microsoft dá os primeiros detalhes do Windows 8 Beta

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Desde que o Windows 8 foi apresentado, uma das mudanças que mais chamaram a atenção foi o Windows Explorer com Ribbon. A Microsoft, então, detalhou as novidades no gerenciador de arquivos e, baseada no feedback dos usuários, revelou algumas mudanças que virão com a versão beta do sistema, prevista para ser lançada em fevereiro.

No Windows 8 Beta, arquivos com o mesmo nome também terão a data de criação e tamanho comparados. Se essas informações forem iguais, o assistente oferecerá a opção de ignorar os arquivos duplicados. Essa opção virá desmarcada por padrão, para certificar que o usuário esteja ciente do que está fazendo.

Opção de ignorar arquivos duplicados estará presente no Windows 8 Beta (Foto: Divulgação/Microsoft)Opção de ignorar arquivos duplicados estará presente no Windows 8 Beta (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ao ser questionada se o Windows 8 contará com a opção de pausar uma transferência de arquivos, a Microsoft explicou que, quando o sistema entra em modo de espera ou é hibernado, a transferência é pausada automaticamente. Quando a máquina é ligada, haverá a opção de retomar a transferência clicando em um botão.

Outro recurso bastante esperado, principalmente por fotógrafos, é uma melhor integração entre o sistema e informações do EXIF. No Windows 8, isso finalmente vai acontecer. A Microsoft revelou que o Windows Explorer vai respeitar a orientação de imagem. Isso significa que, se sua câmera define esse valor com precisão, você raramente vai ter que corrigir a orientação das suas fotos. A empresa prometeu mais detalhes em outra ocasião.

Windows 8 respeitará a orientação de imagens (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 8 respeitará a orientação de imagens (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Windows Explorer também contará com uma melhor performance, graças a eliminação da sobreposição de ícones, que gerava um atraso de 120 milissegundos. Como alternativa, a Microsoft adicionou uma nova coluna ao Explorer: “Status de compartilhamento” (tradução livre). Nessa opção, será possível saber se uma pasta ou arquivo é compartilhado ou privado.

Outras mudanças no Windows 8 Beta são: possibilidade de inserir atalhos para pastas e executáveis na tela inicial diretamente do Windows Explorer; opção de abrir o PowerShell em uma pasta específica - tal como atualmente acontece com o Prompt de comando do Windows 7 - e sincronização das personalizações feitas no Explorer.

Possibilidade de criar atalhos na Start Screen (Foto: Divulgação/Microsoft)Possibilidade de criar atalhos na Start Screen (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft também aproveitou para revelar alguns dados estatísticos sobre o Windows Explorer. De acordo com a empresa, 71% dos usuários não alteraram a Ribbon – que vem minimizada por padrão. 23% decidiram maximizá-la, e apenas 6% minimizam se ela estiver maximizada.

Via Neowin

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares