Sistemas Operacionais

05/01/2012 08h28 - Atualizado em 19/03/2012 15h30

Milhões de celulares correm risco de serem atacados por hackers

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

O chefe do Laboratório Alemão de Pesquisas e Segurança, Karsten Nohl, informou durante uma convenção sobre hacking realizada em Berlim nesta semana que a rede de comunicações móveis GSM apresenta uma falha de segurança que poderá afetar milhões de celulares em todo o mundo.

Smartphones estão se tornando alvo dos novos vírus (Foto: Divulgação)Smartphones em perigo (Foto: Divulgação)

Com mais de quatro bilhões de usuários, o sistema de comunicações GSM responde por 80% do volume de telefonia móvel do planeta, o que agravaria em muito a questão da vulnerabilidade dessa tecnologia. De acordo com Nohl, foi identificado um novo tipo de ataque por meio de brecha de segurança na rede GSM, que daria aos hackers acesso irrestrito a telefones, podendo dar a eles mau uso, como a realização de ligações e envios de mensagens de textos, que poderiam ser revertidos em fraudes financeiras.

Nohl frisa que, apesar de a tecnologia móvel ter sido desenvolvida em 1990, nestes pouco mais de vinte anos não houve reformulação que desse ao ambiente a segurança necessária. Com o fenômeno hacking ganhando cada vez mais adeptos, um ataque poderia causar danos de grandes proporções.

Durante o evento, Karsten Nohl adiantou que a falha encontrada por seu grupo – que não foi nem minimamente explicitada, para conforto de todos -, poderia ser descoberta em algumas semanas. Com ela, seria possível controlar milhões de celulares em todo o mundo simultaneamente.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo M
    2012-01-05T13:58:41

    não adianta 12 celulares provavelmente serão necessários 12 cartões de crédito

  • Anderson Santos
    2012-01-05T13:19:34

    Se vc é uma pessoa e tem 60 celulares, vc corresponde a 60 usuários, afinal, vc é um numero não uma pessoa pra eles.

  • Nicolly Vimercate
    2012-01-05T12:47:56

    Galera, o número já foi corrigido: "mais de quatro bilhões de usuários".

  • Matheus Carvalho
    2012-01-05T12:47:09

    Oitenta Bilhões??? Sério, acho esse numero um pouco exagerado não??

  • Rodrigo Almeida
    2012-01-05T12:30:56

    Se eu tenho 12 celular eu sou o equivalente a 12 usuários ou sou apenas 1 usuário que utiliza 12 aparelhos ??? Vamos perguntar aos universitários =D.

  • Bruno S.
    2012-01-05T11:37:35

    O número total da população do planeta atingiu 7 mil milhões (7 bilhões de pessoas) em 31 de outubro de 2011. O seja, temo praticamente 11 celulares GSM por habitante. Detalhe é 80 bilhões de usuários, e não aparelhos. O seu Alexandre-TechTudo, você tá de brincadeira... hahahahaha

  • Juliano Pedro
    2012-01-05T11:27:31

    Meu Deus! Como pode um site desse publicar uma noticia alegando "oitentas bilhões de usuários" isso puxa a população da Terra, Marte e Jupter! hahah

  • Jose Carvalho
    2012-01-05T11:05:07

    oitentas (sic) bilhões? Tem até alienígena usando o Blackberry. E pela quantidade, devem ser de Júpiter.

  • Jose Carvalho
    2012-01-05T11:04:49

    oitentas (sic) bilhões? Tem até alienígena usando o Blackberry. E pela quantidade, devem ser de Júpiter.

  • Fabrício Gonçalves
    2012-01-05T11:03:32

    como assim? "oitentas" bilhões de usuários, tem gente fora da Terra usando smartphones?

  • Ana Samy
    2012-01-05T10:56:06

    Ui, vocês acham que o número de celulares tem que ser o mesmo número da população!! Será que cada pessoa no mundo só tem um celular? Claro que ele pode ter exagerado um pouco nos 80 bilhões... O.o

  • Rogerio Lima
    2012-01-05T10:55:40

    Diego Nunes o Vitor Giglio está falando da concordância, oitenta é numeral e por isso não vai para o plural.

  • Diego Nunes
    2012-01-05T10:51:35

    Desculpem o erro abaixo. o teclado comeu as letras.

  • Diego Nunes
    2012-01-05T10:50:39

    Esse povo não pensa não é? Só de passear na rua você pessoas com 2, 3 , até 4 celulares. Santa paciência atiman!

  • Juca Pirama
    2012-01-05T11:19:38

    Para atingir 80 Bilhões de celulares, cada pessoas na terra teria que ter uma média de 12 celulares. Sim, na Africa, na Etiópia, na Tanzânia, todo mundo com 12 celulares.

  • Juca Pirama
    2012-01-05T11:15:21

    E mesmo se 80 bilhões fosse um numero correto, o título também estaria errado, porque se são 80% dos celulares com GSM , o título teria que ser: Bilhões de celulares correm o risco de ser atacados por hackers. Mas vamos dar um desconto, se fosse o Julio Iglesias que tivesse feito essa News até dava um desconto, mas Alessandro Iglesias nem com reza brava!

  • Victor Giglio
    2012-01-05T10:45:58

    Caraca! Eu nunca mais entro na globo... Como é possível um "jornalista" escrever "oitentas bilhões de pessoas", o cara conseguiu errar 2 vezes na mesma frase.

  • Jose Trindade
    2012-01-05T10:32:10

    Oitenta bilhões de usuários esta errado e mais de 11 vezes a população do planeta

  • William Okano
    2012-01-05T10:14:08

    Alexandre, o termo correto é Hacker sim, a imprensa não errou, desta vez. A reportagem diz que Hackers podem ter acesso irrestrito ao celular, podendo OU NÃO fazer coisas ilícitas. Deste ponto em diante ele poderia ser caracterizado como White Hat ou ou Black Hat. O termo Cracker é comumente confundido com o Black Hat. Já que quer ser tão correto, pelo menos de uma estudada no assunto antes de falar bobeira.

  • Fernando Meneghini
    2012-01-05T10:12:22

    "Com mais de oitentas bilhões de usuários" ? poxa... avacalho... depois dessa vou parar de ficar a toa e vou trabalhar....

  • Leonardo Belens
    2012-01-05T09:59:21

    cracker ou hacker, eu to fora!

  • Maria Barbosa
    2012-01-05T09:54:27

    Penso até que deveriam trocar a palavra "planeta" por "galáxia".

  • alexandre
    2012-01-05T09:54:18

    a imprensa sempre errando..o termo correto é CRACKER!! Hackers são do bem.

  • alexandre
    2012-01-05T09:54:04

    A imprensa sempre errando...o termo correto é CRACKER. Hackers são pessoas do bem.

  • Maria Barbosa
    2012-01-05T09:48:19

    Elementar meu caro Darlan Voss. Nunca ouviste a frase "i ti foni rômi"? Heinn??