Internet

31/01/2012 09h55 - Atualizado em 31/01/2012 09h55

Nova Timeline do Facebook só tem 8% de aprovação

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O Facebook aposta que a nova timeline será uma forma mais interessante de exibir as publicações dos usuários, mas a verdade é que ela ainda não caiu no gosto dos internautas. Uma pesquisa feita pela firma de segurança da informação Sophos mostra que apenas 8% dos usuários da rede de Mark Zuckerberg aprovaram a nova “linha do tempo”.

new-profile-1Nova "linha do tempo" não caiu no gosto dos usuários do Facebook (Foto: Reprodução)

O novo recurso será implantado para todos os usuários do Facebook nas próximas semanas, de forma obrigatória, mas ao que tudo indica, teremos uma grande onda de protestos na rede quando a mudança acontecer. O relatório da Sophos mostra que, dos 4 mil usuários entrevistados, mais da metade (51%) estão preocupados com a nova timeline, por enfrentar acusações de violação de privacidade. De forma curiosa, 32% responderam que ainda não sabiam da novidade, e apenas 8% já se acostumaram com a nova timeline.

Com o novo recurso é capaz de organizar todo o conteúdo publicado na rede social, em sequência cronológica. A nova "linha do tempo" é muito mais intuitiva e visualmente atraente, pois lembra um jornal ou um pequeno portal web na aparência, além de oferecer destaque para mensagens, fotos e vídeos importantes na história dessa pessoa na rede.

A nova timeline foi anunciada por Mark Zuckerberg em setembro do ano passado, e em dezembro, ela foi liberada para alguns usuários que queriam experimentar a novidade.

Segundo o analista da Sophos Graham Clueley, responsável pela apresentação dos dados coletados, enquanto o Facebook incentiva as pessoas a adicionarem mais dados sobre sua vida, estes ficam cada vez mais fáceis de serem acessados pelos ladrões de identidade, alertando que esses dados adicionais podem ser utilizados para crimes virtuais e fins nefastos.

O Facebook se defende. Um porta-voz da empresa afirmou que a nova “linha do tempo” não altera as configurações anteriores de privacidade, e cada usuário terá sete dias para revisar as configurações de privacidade dos posts, antes da nova timeline se tornar pública. A Sophos adverte que a pesquisa não possui caráter científico, porém, reforça a impressão inicial da maioria de usuários de todo o planeta, que não viram a nova timeline com bons olhos.

Via O Globo

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Machado
    2012-03-30T13:48:52

    Também estou pensando em excluir a minha conta se essa Time Line for obrigatória. Detestei profundamente essa Time Line, não sei como que eles sabem que só 8% gostaram e mesmo assim querem inserir a todos. Eles têm algum problema?

  • Bárbara Rocha
    2012-03-10T14:56:38

    Quando ativaram a timeline no meu perfil, eu fiquei um tempo tentando entender. Detestei muito a mudança, e apaguei meu perfil. Não volto pro facebook se não puder voltar para o perfil anterior.

  • Cris Silva
    2012-02-12T12:14:06

    Também não gostei...