Sistemas Operacionais

23/01/2012 15h45 - Atualizado em 23/01/2012 15h45

Pesquisa mostra que empresas preferem iOS a BlackBerry e Android

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Há quem diga que, dentre os smartphones “para trabalhar”, a melhor opção é o BlackBerry. Mas segundo pesquisa feita pela empresa especializada Checkpoint, com 768 profissionais de TI dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão, o iOS é o sistema operacional móvel preferido no ambiente corporativo. O sistema da Apple deixa para trás não somente o BlackBerry, como também o Android e o Windows Phone.

Entre os entrevistados, 89% têm smartphones ou tablets conectados às redes de suas corporações e, entre eles, o iOS é o sistema operacional móvel mais comum. Cerca de 30% dos usuários têm iPhones ou iPads, seguidos justamente pelo BlackBerry, com 29%. O Android vem em terceiro lugar, com 21%. O Windows Mobile fica com 18% e os outros 3% ficam para o Symbian, da Nokia.

android ios30% dos usuários têm smartphones ou tablets conectados às redes de suas corporações (Foto: Divulgação)

Um dos principais motivos para o uso do iOS ou do BlackBerry é a segurança. A grande maioria dos especialistas em TI (71%) afirmou que tablets e smartphones abrem espaço para mais problemas nesta área. Contudo, o sistema que mais deixa a desejar neste ponto é o Android, segundo 43% dos entrevistados. O mundo corporativo ainda tem um pé atrás com o sistema, apesar de todas as estratégias do Google para aumentar a segurança da plataforma.

Os especialistas ressaltaram ainda as principais causas para haver tantos problemas com a segurança de dados nos smartphones e tablets: 62% acham que é a displicência dos funcionários em relação às políticas de segurança, 61% não se cuidam enquanto navegam na internet e 59% acreditam que as redes Wi-Fi não seguras são as principais causas dos problemas.

Via Mashable

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares