Internet

16/01/2012 08h58 - Atualizado em 21/11/2013 10h24

Pesquisadores dizem que internautas se comportam "como animais" em redes sociais

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um estudo sobre o comportamento animal aponta que usuários de redes sociais, como Facebook e Twitter, agem de forma semelhante a macacos, baleias e golfinhos. O fundamento: há animais que usam grupos para compartilhar informações, ainda que sem computadores ou smartphones, como fazem os usuários online.

macacoEstudo comprova que as redes socias funcionam
da mesma forma nas mais variadas espécies
(Foto: Reprodução)

A pesquisa foi comandada por David Lusseau, da Universidade de Ciências Biológicas de Aberdeen, na Escócia. Segundo ele, a famosa teoria dos “seis graus de separação”, que indica que uma pessoa está relacionada a qualquer outra no mundo em seis passos, também pode ser aplicada aos animais.

Para ele, a semelhança se dá porque todas as espécies constróem as suas próprias redes sociais, com regras e relações próprias. "Redes sociais são iguais em todas as espécies. Os detalhes da estrutura podem diferir, mas algumas propriedades continuam as mesmas se olharmos para baleias, macacos e, é claro, os humanos. A teoria dos seis graus de separação, por exemplo, também é verdadeira entre os bichos.", explica.

As informações compartilhadas podem ser desde conhecimento sobre predadores até locais onde há alimento disponível. Seja por instinto ou não, o conceito de “rede social” também existe fora dos computadores e muito tempo antes deles sequer existirem.

Via Daily Mail

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dionizio Junior
    2012-01-16T16:23:05

    Éstes relacionamentosaaõ importantes para para termos armonia, em varios aspectos.

  • Patricia Braz
    2012-01-16T12:31:43

    kkkk... adorei MARIO LOBO !! isso aeeeeeeeeeeeeeee

  • Maria Barbosa
    2012-01-16T12:04:42

    COncordo com o Leonardo Almeida. A reportagem falou falou e nao disse nada. Dá para intuir que o assunto é bem interessante, com certeza haveria forma de dar mais "sustança" à matéria. Não há argumento ou explanação que justifique as afirmativas do texto, que está "aéreo".

  • Leonardo Almeida
    2012-01-16T11:56:24

    falou falou e nao disse nada

  • Mário Lobo
    2012-01-16T11:37:19

    Como se comparar com ANIMAIS? Animais Roubam? Animais tem preconceito? Animais não ficam vendo e falando da VIDA dos Outros, Animais não fazem mensalão, Animais não BEBE Álcool e sai matando PESSOAS...Animais hj pra mim é mais inteligente que o BURRO do Ser Humano..é IDIOTA o SER HUMANO..SER HUMANO SÓ SABE VER PRECONCEITO...enfim, Dou mais valor aos ANIMAIS do que o os HUMANOS ridículos.

  • Marcio Nascimento
    2012-01-16T11:10:37

    eu ja sabia disso mesmo sem estudos e pesquisas. é só você entrar no twitter, ninguém nunca vai falar com você, e vai ter um monte de frases aleatórias, que só diz respeito `quem escreveu, exemplo: " diguinho veio aki", "tô sem fome", "vcs não acreditam!!!!", "o que vcs acham disso?", e todo o lixo cabível no twitter. sem falar na mentira das celebridades escrevendo no próprio twitter, o pior é que tem idiota que acredita que é a própria celebridade.agimos como animais em todo lugar porque é isso que somos, seres irracionais e egoístas!

  • Deyvid Souza
    2012-01-16T10:48:03

    O título de uma matéria serve para convidar o leitor. Se você veio aqui pelo título, o mesmo fez seu papel.

  • Alexandre Nobrega
    2012-01-16T10:47:07

    concordo com o Rafael... tem cada ser ignorante nessas redes, alem de ma educados. tem uns ate com perfis maravilhosos que indicam ser uma pessoa legal, correta e quando vai ver.. kkkk

  • Maurício Bandeira
    2012-01-16T10:25:32

    Que título e matéria sensacionalista!!!! É triste como isso virou uma prática comum.

  • Rafael Costa
    2012-01-16T10:23:33

    É certo dizer também que algumas pessoas agem piores que tais animais. Se ocorre um acidente e morre alguém, não é difícil ver comentários do tipo: "Foi tarde" ou "Menos um pra ocupar espaço". Não entendo as pessoas como podem desejar coisas ruins para os outros, e pior, sem mesmo conhecer as vezes. Elas agem assim tanto na internet, quanto em suas vidas em OFF. E ainda reclamam da vida que tem... será por que hein?

  • Rosny Conrad
    2012-01-16T10:02:42

    Os animais irracionais se respeitam muito mais do que nós os racionais.

  • Rafael Cruzeiro
    2012-01-16T10:01:38

    Sério mesmo que você acha que "Rede Social" foi inventada pelo Facebook e cia?

  • Vagner Ranieri
    2012-01-16T09:57:47

    Ah! Eu concordo! Só tem animal no orkut e facebook. Ao invés de compartilhar e manter os amigos em contato as redes sociais são usadas pra compartilhar Memes, fotos de animais em tortura, crianças mutiladas, piadas se graça de times de futebol e ai vai... Onde o brasileiro coloca a mão na internet, vira câncer.