Internet

31/01/2012 08h36 - Atualizado em 31/01/2012 08h36

Pinterest – a nova rede social que promete ganhar o gosto dos internautas

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Coletar ilustrações e referências visuais na Internet organizando os conteúdos por categorias, como se fosse um mural virtual para que as pessoas possam seguir só o que lhes interessa.  Esta é a proposta do Pinterest, a mais nova rede social que promete bombar em 2012.

Segundo pesquisa divulgada pela Experian Hitwise, a popularidade do Pinterest vem das mulheres (Foto: Reprodução)Segundo pesquisa da Experian Hitwise, a popularidade do Pinterest vem das mulheres (Foto: Reprodução)

Semelhante ao Tumblr, Digg, Reddit e Del.icio.us, em que os usuários compartilhavam suas listas de sites favoritos, no Pinterest,  você escolhe categorias como esportes, tecnologia, decoração de casa, inspiração de moda entre outros para postar assuntos que estejam na Internet.

Ao criar o mural, por exemplo, com um título “tecnologia”, é possível adicionar links da web que estejam relacionados à tecnologia. Essas postagens são denominadas “Pins” e, para facilitá-las, um botão “Pin it” pode ser instalado facilmente no navegador. Desta forma, é possível postar conteúdos no mural para que os amigos compartilhem. Ao clicarem na foto, ele serão direcionados para o site em específico.

Mas, se engana quem pensa que o segredo do Pinterest está só na qualidade dos conteúdos compartilhados. O número de seguidores, que podem escolher se preferem acompanhar todos os seus murais ou só dos assuntos que lhes interessam, é o que torna “mais conhecido” na rede social.

Popular entre as mulheres

Categorias voltadas para o público feminino como decoração, comida e inspiração para casamentos são os assuntos que dominam no Pinterest. Segundo pesquisa divulgada pela Experian Hitwise, 58% da audiência do site vem de mulheres.

Com 4 milhões de usuários, a rede social foi criada em março de 2010 e domina nos Estados Unidos. Considerado uma fonte de tráfego para sites E-commerce, no final de 2011, o Pinterest se destacou por redirecionar usuários para lojas de roupas online. Várias marcas já estão aderindo ao site. A GAP, por exemplo, atualiza seu perfil colecionando objetos e estilos inspirados pelo jeans.

Por enquanto, o site não é aberto. Ao acessá-lo, clique em Request an invite” para receber um convite. Para usuários do iPhone e iPad, o Pinterest está disponível, gratuitamente, na Apple Store.

Via: Mashable

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares