09/01/2012 17h21 - Atualizado em 09/01/2012 19h54

Sharp apresenta protótipo de HDTV 8K de 85 polegadas

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A Sharp, em parceria com a rede de TV japonesa NHK, desenvolveu um protótipo de TV LCD de impressionantes 85 polegadas, que conta com a próxima geração do formato de transmissão televisiva, a Super Hi-Vision. O modelo apresentado pelas duas empresas é o primeiro do mundo a ser exposto ao público com a nova tecnologia.

sharpshv85inchSharp, primeira TV de 85" com tecnologia 8K (Foto: Divulgação)

A NHK começou o desenvolvimento da Super Hi-Vision em 1995, buscando um sistema de reprodução com resolução muito mais alta que a atual HDTV. Eles conseguiram chegar a um padrão de imagem de 33 megapixels, ou uma resolução máxima de 7680 x 4320 pixels, que é 16 vezes maior do que o reproduzido pelo HDTV em uma tela de 60 polegadas.

Complementando a experiência de imagem imersiva, a TV conta com 22.2 canais de áudio, para que o usuário tenha uma experiência audiovisual completa. O objetivo da NHK é que toda a sua programação seja exibida em Super Hi-Vision a partir do ano de 2020.

A parceria com a Sharp é um passo importante, uma vez que a empresa contribui de forma decisiva com tecnologia e experiência para o desenvolvimento de TVs ajustadas ao novo padrão, resultando em uma telas gigantes e imagens incrivelmente detalhadas.

O protótipo apresentado pela Sharp tem brilho de 300 cd/m2, gradação de 10 bits para cada cor RGB, e suas 85 polegadas de tela correspondem a 1,9 m de largura por 1,05 m de altura.

A HDTV LCD de 85 polegadas da Sharp estará em exposição pública no Laboratório de Pesquisa e Tecnologia da NHK, em Tóquio, Japão, entre os dias 26 e 29 de janeiro.

Confira o vídeo do protótipo abaixo:


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Christian
    2012-01-10T06:08:34

    Ahhh sim, e LCD ?? Sharp parou d produzir TV LCD a uns 2 anos jah. Agora soh saem TVs LED (backlit). E essa materia da Engadget saiu em Maio d 2011, hahahaha. Sharp jah produz TVs d 80" (LC80LE632) e segundo o representante (trabalho em loja d eletronicos fora do BR), eles jah estao p/ anunciar a TV d 90" p/ consumidores basicos. E tb nao sei da onde saiu o 16x maior q HDTV jah q (1920x1080) x 4 = 7680 x 4320. Alguem me explique da onde estao saindo os outros 12x. E tb a comparacao com 60" q nao influencia em nada jah q c esta falando em resolucao d imagem e nao d tela >< Now, seriously....

  • Wanderlei Alves
    2012-01-09T21:18:18

    isso nunca vai chegar ao brasil........

  • Christian
    2012-01-10T05:59:51

    Ok, isso q me irrita das materias da Globo. Eles simplesmente inventam uma expressao qq e botam na noticia. 8K? A TV tem resolucao d 7680x4320. Qd arredondam, arredondam p/ baixo, logo seria algo tipo 7K. Outra, qd c fala em resolucao d TV, vc usa resolucao vertical. Ex: 1080p = 1920x1080. 2K = 3840x2160, logo 4K = 7680x4320. Pow, contrata alguem q saiba doq estao falando. E 4K jah eh noticia velha, mas nem TV a cabo HD usa 1080p ainda (usam 720p). Soh Blu-ray, PC/Mac, netflix e ALGUNS jogos d PS3 e XBox usam 1080p entao nao esperem ver TV d 4K (2K foi abandonado antes mesmo d sair) tao cedo.

  • Marcio Gomes
    2012-01-10T02:11:35

    marcelo rodrigues me faça um grande favor va tomar no seu c......... zé arruela

  • Paulo Junior
    2012-01-09T22:42:40

    Essa matéria já tinha visto a alguns meses.

  • Geraldo Azevedo
    2012-01-09T22:35:01

    Novas tecnologias só chegam ao brasil daqui a 10 anos, enquanto isso compramos o lixo que outros países não usam mais.

  • Ailton Santos
    2012-01-09T22:10:55

    Vamos ter sim todo que é lançado la fora mas quando tivermos governantes honestos no nosso Pais

  • Dulce Monte
    2012-01-09T22:01:08

    Essa matéria já é bem antiga hein!

  • Cezar Silva
    2012-01-09T21:43:19

    kkkkkk vai chegar sim, no ano 2099

  • Luis Silva
    2012-01-09T21:05:04

    muito Bom imagina ela na minha casa rsrsrs com um playstation 3 ou um Xbox 360

  • Marcos França
    2012-01-09T20:46:57

    E o kéku? Aí eu pergunto de novo: E o KÉKU? E Kéku tenho com isso?

  • Marcelo Rodrigues
    2012-01-09T20:33:27

    Marcio Gomes, não tem que escrever, fecha a janela do browser e vai pra outro site, simples assim. Ao invés de ficar enchendo o saco com esses comentários idiotas.

  • Marcio Martins
    2012-01-09T20:17:27

    na verdade é tudo descendente de ET... vide as letrinhas :-|

  • Marcelo Marques
    2012-01-09T19:53:53

    Meu Deus de verdade o Japão é outro mundo dentro do nosso..!! Wooooow; Incrivel... O homem tem que parar de procurar vida inteligente em outros planetas.É só dar um pulinho no Japão!!! ² ..

  • Marcio Gomes
    2012-01-09T19:52:45

    mas é bom a galera do brasil nao se animar muito pois a sony está encontrando dificuldade de implantar esse modelo de tv aqui no brasil .pois nos testes foi encontrado um problema ainda não solucionado .durante os testes para o canal de noticias foi criada a noticia de que todos os politicos corruptos do brasil estavam na cadeia aí o sistema entrou em curto e explodiu .ou seja nem na ficção os politicos do brasil vão pra cadeia ainda esta por se inventar uma tecnologia que os prendam

  • Felipe S
    2012-01-09T19:46:08

    materia mais velha que essa... ta dificil... esse Eduardo_Moreira eh fraquinho fraquinho.... soh traz coisa velha ou materia dubia... fraco!

  • Lucas Maia
    2012-01-09T19:44:32

    Essa matéria é a mesma do ano passado

  • ARI FILHO
    2012-01-09T19:36:51

    O homem tem que parar de procurar vida inteligente em outros planetas.É só dar um pulinho no Japão!!!

  • Joyce Nogueira
    2012-01-09T19:25:05

    Sinceramente fiquei de boca aberta

  • Rafael Oliveira