Jogos de ação

03/01/2012 08h56 - Atualizado em 03/01/2012 08h56

Soldado norte-americano critica a publicidade de Modern Warfare 3

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Apesar da franquia Call of Duty estar entre as mais vendidas de todo o mundo, popularizando os jogos de tiro em primeira pessoa, nem todos estão felizes com tamanha divulgação de um jogo com temática voltada para as guerras, como é o caso de D.B. Grady, para-quedista do Comando de Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos.

Trailer Live Action de Modern Warfare 3 (Foto - Reprodução)Trailer Live Action de Modern Warfare 3 (Foto - Reprodução)

Grady não gostou da forma como a Activision divulgou o jogo, utilizando vídeos de “live actions” que mostram a guerra como algo legal e divertido, distorcendo ainda mais a realidade. Em artigo escrito para o site The Atlantic, o soldado disse que a publicidade banaliza o combate e transforma a guerra em algo aceitável pelo público.

Grady acredita que os mais jovens podem não se lembrar da guerra do Vietnã e a fantasiarem com lança-foguetes, granadas e olhares impiedosos enquanto esvaziam um pente de munição no inimigo. Mas depois de passar dez anos em guerra constante, ver milhares de membros amputados, caixões com bandeiras em cima e comunidades angustiadas, a coisa passa a não ser mais tão divertida assim. Na opinião do soldado, a Activision deveria mostrar apenas vídeos do jogo, em vez de cenas com atores reais.

Via VG24

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Tamoette
    2012-03-13T08:49:35

    Nada demais,estamos falando de um jogo,e não da realidade,então no jogo vai ser sim sempre bom,e excitante,e na realidade não,mais infelizmente é assim.... Não vejo problemas em vídeos reais no jogo,faz parte,ajuda na divulgação do jogo,e até parece que os EUA não querem pessoas achando super legal a guerra...

  • Mayco Lima
    2012-01-13T19:00:08

    eu tbm acho que jogo de tiro não me deixaria violento mas tem gente que é doente, uma vez fiquei sabendo que um cara que era viciado em splinter cell tentou roubar um shopping nos eua com as roupas do personagem principal e eu acho tbm que num tem nada de mais o cara destacar que a guerra não é legal msm que eu não concorde com ele

  • Ricardo Jardim
    2012-01-03T21:01:56

    Prezado Mario Filho, li seu comentário e fui concordando com cada linha, até porque, apesar de não ter a sua idade, joguei jogos que você jogou e (considero-me) sou uma pessoa do bem. Mas...(tinha que ter um "mas"...rssss) você pecou quando citou o xadrez. Jogo xadrez desde que sou criança e não vejo qualquer analogia com um FPS, aliás, acho que é até um demérito para um jogo (quase uma ciência!) como o xadrez, ser comparado com um game baseado em muito pouco de estratégia, e sim, uma grande dose de força bruta e alguma habilidade no uso de armas, ainda que virtuais. Sorry, mas penso assim!

  • Mario Filho
    2012-01-03T18:36:02

    Concordo plenamente com Edson Pereira e outra nenhum game de guerra ou de tiro, leva o jovem a ser violento. O cara que é violento, ele é independente de jogos ou de turma, isto já nasce com ele. Pois eu que vou fazer 58 anos agora em fevereiro, já fiz caça submarina, caça no mato, pescaria com molinete, joguei todos os jogos que iniciaram a 1ª pessoa, como Doom, Quake, Turok, agora jogo Crysis 2, e sou de paz, detesto briga. Um jogo que se mata, o legal não é matar e sim como fazer a estratégia para conseguir terminar cada missão, isto é bom para mente, parece com Xadrez.

  • Edson Pereira
    2012-01-03T18:07:20

    Bobagem. O trailer ficou muito bom e é voltado para gamers, com uma linguagem que os gamers entendem. A guerra nos games é muito bacana e ninguém é otário pra achar legal na vida real. Hipócrita americano. Simples assim.

  • Aldo Assunpção
    2012-01-03T18:05:25

    O game retrata uma guerra. O marketing é uma forma de guerra. Alguem disse em algum momento de nossa história que numa guerra a primeira vitima é a verdade. Então a unica dedução que posso chegar é que já temos a nossa primeira vitima... a verdade sobre se o jogo é ou não tão realista assim, ou se, como disse o colega é apenas mais um golpe de marketing. Não vou pagar para ver.

  • BRAULIO JR.
    2012-01-03T15:44:36

    Quanto este soldado americano não ganhou da Activision para falar isto e aumentar a venda do jogo? Foi somente isto, puro jogo de marketing.

  • Tony Tex
    2012-01-03T15:03:47

    o Leonardo Assis disse tudo. É muita hipocrisia, principalmente vindo de um país que banaliza a violencia nos filmes e nos programas de TV.

  • Tony Tex
    2012-01-03T14:57:47

    o Leonardo Assis disse tudo. É muita hipocrisia, principalmente vindo de um país que banaliza a violencia nos próprios filmes e programas de TV. lol

  • Lucas Kuhn
    2012-01-03T14:04:19

    Nem são tendenciosos quase nesse site... Nunca vi uma notícia ou review ruim sobre um jogo da EA. Tanto são tendenciosos que pro BF3 não ficar de fora dos melhores do ano, criaram uma categoria nova pra ele não competir com o COD que é muito melhor.

  • Rei Silva
    2012-01-03T13:56:43

    Esse com certeza é um dos piores cod ja feito o modern lagfare 3 um jogo multiplayer q nao tem servidorees dedicados é ridiculo para o tanto que vendem desse jogo eles conseguirem fazer uma "obra de arte" dessas é o mesmo que chamar o publico desse jogo de imbecil por comprar algo tao ruim

  • Leonardo Assis
    2012-01-03T13:52:23

    É muita hipocrisia um soldado americano se referir a um jogo dessa forma, sendo que a maior "bagagem cultural" atribuida pelos EUA é de violência, falso moralismo e futilidades capitalistas a base de entretenimento. E não precisa ser nenhum revolucionario pra ver isso, está estampado na mídia.

  • Vinícius Bonassoli
    2012-01-03T13:44:15

    Ué por que criticar os games de guerra!!! Se nos assistimos filmes de Hollywood que mostram a mesma coisa e com atores reais!!!

  • Rodrigo Oliveira
    2012-01-03T13:43:50

    "Paz entre os homens que vivem lado a lado não é um estado natural. Pelo contrário, o estado natural do homem é o da guerra. A guerra se manifesta não só por hostilidades abertas, mas também pela constante ameaça de hostilidade. Paz, portanto, é um estado que deve ser estabelecido por lei." Immanuel Kant (1724 - 1804), do livro “À paz perpétua”, Capítulo 2.

  • Rodrigo Santos
    2012-01-03T13:34:37

    o EUA ja banalizou a guerra faz tempo, qual o unico país que ainda invade outros páíses? o jogo não tem culpa nisso, ficou muito legal o comercial, se fosse assim era pra criticar os filmes, series, documentários etc. podia até lançar um filme de CoD que ia ser doido demais!!!!