Internet

18/01/2012 15h20 - Atualizado em 18/01/2012 17h36

O que é SOPA e o que pode mudar

Flávio Renato
por
Para o TechTudo

A sigla SOPA (Stop Online Piracy Act) significa Lei de Combate à Pirataria Online. Basicamente, esse projeto de lei expande os meios legais para que os detentores dos direitos autorais possam combater o tráfico online de propriedade protegida e de artigos pirateados. Se aprovado, os detentores de propriedade intelectual terão o direito de bloquear indiscriminadamente o conteúdo da web. A Internet livre, como conhecemos hoje, estaria ameaçada.

no sopaSOPA, propesto contra a Lei de Combate à Pirataria Online (Foto: Reprodução)

O projeto será votado em fevereiro pelo Congresso norte-americano e, de acordo com o texto, o SOPA poderá afetar sites do mundo todo. Companhias prestadoras de serviço de acesso à Internet poderão, inclusive, ser indiciadas caso permitam o acesso a conteúdo que infrinja as leis de propriedade intelectual. Da mesma forma, sites de buscas, assim como Google e Bing, seriam obrigados a censurar páginas do tipo.

Um segundo projeto de lei, que também circula no Congresso dos Estados Unidos, é igualmente preocupante. Trata-se do Protect IP, também conhecido como PIPA. A medida, assim como o SOPA, tem a função de combater a pirataria, inclusive atacando sites hospedados fora do território norte-americano.

Banner da Wikipedia contra o SOPA (Foto: Reprodução)Banner da Wikipedia contra o SOPA (Foto: Reprodução)

Alguns dos sites mais acessados na Internet ameaçaram tirar suas páginas do ar temporariamente, um protesto que tem sido chamado de blackout. A Casa Branca e grandes organizações como Google, Mozilla, AOL, LinkedIn,  Facebook, Twitter e Zynga devem aderir ao manifesto. O blackout já foi feito por alguns sites, incluindo alguns brasileiros. Entre eles, estão Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo, Observatório da Internet, Open Business.

Vídeo explicando o SOPA, com legenda em português:

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Administração Cni
    2012-01-19T08:00:03

    sopa haha na minha rua quando grita a sopa é que a policia vem...nao fica um na rua

  • Claudio Táboas
    2012-01-19T07:08:00

    É incrível como esses norteamericanos gostam de se sentirem donos da verdade e dos outros. Caramba, quando vão acordar para a realidade: o mundo mudou! Estamos caminhando em séculos diferentes daqueles em que eles podiam fazer e desfazer a qualquer hora. será fraqueza por parte das demais nações, caso isso venha a acontecer. Sou contra essa SOPA e não gosto de soltar PIPAS. Tenho dito.

  • Fernando
    2012-01-19T06:47:28

    tirando não, incluindo o senhor Eduardo que francamente vive na idade das pedras com aquele projeto extraordináááááário.

  • Fernando
    2012-01-19T06:43:56

    Até páginas de jogos que eu costumo frequentar, estão fazendo uma petição contra essa idiotice, falam tanto que nossos deputados é umas tranqueiras na hora de criar um projeto de lei (tirando o Eduardo Azeredo que quer dominar o mundo com suas idéias mirabolantes), os do Tio Sam consegue ser pior. É ruim não ter acesso ao Google e aos demais sites que querem aderir a isso, sim é ruim mas vejo como uma forma excelente de protestar, juntando claro com as petições que circulam. Já não basta nosso querido Ruindows entregar nossos dados de mão beijada, agora seremos mais ainda privados.

  • Daniel Martimiano
    2012-01-19T02:04:30

    Isso é apenas pretexto, para invadir todos os sites que quiserem e vasculhar a vida de qualquer um, indiscriminadamente. Serão piratas das contas com único objetivo rastrear contas e e-mail e tudo mais. Abra o olho Brasil. Os americanos vem ai.

  • Camila Carvalho
    2012-01-19T01:51:00

    Engraçado... como os americanos gostam de serem superiores!!Sou contra a pirataria, mas sensacionalismo já é demais! ainda mais na Era digital e informática em que vivemos, na qual as informações nos acercam em menos de 1 segundo... Já se foi o tempo em que existiam pessoas mal informadas, não adianta impor algo que contradiz a realidade mundial, será mais uma Lei "balela"... As pessoas não mais admitem ficarem sem a tal chamada LIBERDADE, seja lá qual for....

  • Emerson Costa
    2012-01-18T17:03:54

    Entendi perfeitamente mas se de alguma forma o governo ganha se com a pirataria duvido q eles iam se preocupar com isso.

  • Carioca
    2012-01-18T16:35:13

    Que texto confuso! Podia ser mais claro e objetivo! Primeiro parágrafo tem 7 linhas?????? uffs quase não consegui respirar ao tentar ler! alooooow editores do techtudooooo!

  • Leo Silva
    2012-01-19T08:06:01

    É revoltante como os americanos se sentem donos de tudo e todos, acham que podem tirar o direto de liberdade de quem eles quizerem , eles ainda imaginam que são a super potencia mundial rsrs.. Caso essa lei for aprovada causara impacto na economia de varios paises , e será um passo gigantesco para os americanos monopolizarem todo o sitema que hoje conhecemos como ''internet livre''.

  • Claudio Silva
    2012-01-19T08:04:25

    Se a Luiza estivesse no EUA ela daria um basta nisto tudo, iria dizer que nada de PIPA nada de SOPA, até mesmo por que ela me disse que não gosta de SOPA e PIPA segundo ela, ela não curte. Ela com certeza iria dizer..."eu vendendo meus apartamentos" o resto pode liberar geral.

  • Rodrigo Silva
    2012-01-19T00:10:26

    Essa lei é furada, não concordo com isso, temos que ser livres na internet, parece que querem voltar no tempo. torço para um dia sermos livres de verdade, acredito que existem outras soluções sem esse exagero todo. á uma perseguição aos blogueiros de download de músicas e filmes, tudo uma palhaçada.

  • Logitech
    2012-01-18T23:47:33

    culpa da luiza que está no canada....

  • João Euclides
    2012-01-18T23:42:06

    com pipa ou sopa Não Tem Liberdade É Sem Liberdade Não A Internet

  • Alan Dias
    2012-01-18T22:37:16

    hohoho homem primata capitalismo selvagem.

  • Alan Dias
    2012-01-18T22:36:01

    como ja dizia a musica do velho titans. hohoho homem primata capitalismo selvagem.

  • Cristiano Wild
    2012-01-18T22:23:00

    É claro que há lobby e propina( isso não é só Brasil que acontece!!!) no congresso americano para esse projeto ir em frente, mas a sua aprovação mexe com interresses de gigantes como google, facebook, twitter, portanto, a briga é de juggernauts, é muito improvável que esse projeto seja aprovado.

  • Paulo Cotta
    2012-01-18T22:05:13

    Capitalismo puro. HEHE

  • Miguel Lima
    2012-01-18T22:38:06

    É O FIM DA LIBERDADE......EM POUCO TEMPO A REDE MORRERIA.

  • Guilherme Salles
    2012-01-19T09:30:37

    Os estados Unidos da América é uma nação decrepta que sustenta uma coroa que não é de seu mérito e estão tentando tirar a SUA liberdade de se informar. Completo absurdo e deve ser reatliado o quanto antes.

  • Guilherme Salles
    2012-01-19T09:29:42

    Leandro Pereira, provavelmente nunca li tanto absurdo em apenas 3 linhas. O inventor da internet é um homem chamado Tim Barners-Lee, e ele é britânico. Os domínios servem para direcionar as especificações de configurações regionais e de linguágem. Maior parte dos países que falam inglês também não precisam digitar o domínio de seu país. Creio que é justamente esse tipo de argumento que fomenta e estimula essas manobras ridíulas dos congrecistas estadunidenses.

  • Cristiano Wild
    2012-01-19T09:02:50

    É impressionante como avareza e a cobiça humana assaltam a liberdade de expressão e comunicação. A todo momento no mundo, vemos governantes e ou governos tentarem controlar informações sob a falsa bandeira da ordem e da proteção de direitos, só NÃO dizem que essa " suposta proteção desses direitos " visam o lucro e a censura. Se este projeto for aprovado, matarão " galinha dos ovos de ouro " e os piores perdedores serão os próprios incentivadores do projeto SOPA e PIPA, pois a pirataria se desdobrará em outras formas, talvez até muito piores.

  • Alexandre Yoshimura
    2012-01-19T09:02:42

    O vídeo é bem esclarecedor. Para quem não entendeu direito, a lei é tão perversa, que se você gravar sua filhinha de 3 anos de idade, cantando uma música do Justin Bieber, você pode ser multado, o site onde o vídeo está hospedado será tirado do ar (Youtube, por exemplo), além de você correr o risco até de ter que arcar com um processo internacional por direitos autorais. Isso é bem absurdo mesmo.

  • Leandro Pereira
    2012-01-19T08:37:05

    Gente. Os EUA "SÃO" os donos da internet. Caem na real. Foram eles que inventaram. Para os demais países usarem foi preciso usar o domínio br - uk - jp. Já reparam que os sites americanos não tem? Então

  • Fernanda Bernardes