Em meados do ano passado o Twitter anunciou que passaria a oferecer uma ferramenta própria para envio de fotos. Entre os observadores da indústria de internet ficou a certeza: concorrentes que já ofereciam o recurso complementar sofreriam com a implementação. Palpite que se mostra verdadeiro depois que o site Skylin.es publicou levantamento sobre o uso de serviços para subir fotos para o microblog.

O tal site se especializou em indexar fotos publicados na mídia social. Levantaram informações sobre os serviços de armazenamento de fotos mais utilizados em dezembro, no início e no fim do mês, para verificar que o próprio Twitter é a forma mais utilizada para enviar fotos.
Atualmente o Twitter oferece o upload fácil de imagens tanto na interface web como nos aplicativos oficiais para Android e iOS.
O Twitter aparece com 45% de todas as fotos publicadas no fim do mês. No início ele respondia por 38%, com crescimento de 7 pontos percentuais. Em segundo há empate entre três serviços: TwitPic, Yfrog e Instagram, cada um deles com participação de 16% no bolo de fotos publicadas via Twitter.
O TwitPic era um dos preferidos quando o Twitter ainda não oferecia o mesmo recurso, mas agora se vê necessitado de criar ferramentas que justifiquem seu uso.
O Istangram entra no levantamento causando um pouco de surpresa. Ele funciona somente para quem tem iPhone, o que significa que pelo menos 16% do total de fotos enviadas para o Twitter são feitas com o smartphone da Apple.
Via GigaOM