Players

03/01/2012 15h42 - Atualizado em 03/01/2012 15h42

Versão final do Clementine 1.0 finalmente é lançada

Paulo Higa
por
Para o TechTudo

O player de música Clementine chegou a sua primeira versão estável. O software se destaca por possuir suporte nativo ao Last.fm, Spotify e Grooveshark, além de ser compatível com os principais sistemas operacionais do mercado: Windows, Linux e Mac OS X.

Versão final do Clementine (Foto: Divulgação)Versão final do Clementine (Foto: Divulgação)

Baseado no Amarok, player de música padrão do ambiente gráfico open source KDE, o Clementine é leve e estável. Possui vários recursos nativos, como a capacidade de visualizar letras de músicas, gerenciar grandes bibliotecas e mostrar informações completas sobre o artista. Em canções mais conhecidas, o aplicativo consulta a Last.fm e a Wikipédia para localizar a biografia do autor (em inglês) e a história de criação da letra.

Além de player, o software pode ser utilizado para organizar as pastas de músicas do disco rígido, preenchendo as etiquetas ID3 com nome, artista, álbum e ano de lançamento da música, bem cmo consultando o banco de dados da Amazon para encontrar a capa do disco. É possível, ainda, converter uma música em outro formato — MP3 para OGG, por exemplo.

O software é totalmente gratuito e de código aberto. Para obter integração com o Grooveshark ou Spotify, no entanto, é necessário contratar um plano pago nesses serviços, chamados de Grooveshark Anywhere e Spotify Premium, que permitem o acesso externo.

O download do arquivo de instalação pode ser feito no TechTudo Downloads. No Ubuntu, a maneira mais prática de instalá-lo é executando os comandos a seguir:

sudo add-apt-repository ppa:me-davidsansome/clementine
sudo apt-get update
sudo apt-get install clementine

Via WebUp8.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares