Sistemas Operacionais

31/01/2012 13h52 - Atualizado em 31/01/2012 13h52

Windows Phone 8 rodará aplicativos da versão 7

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft confirmou que a nova versão do Windows Phone rodará os aplicativos originalmente desenvolvidos para o Windows Phone 7. Pode parecer um contrassenso garantir compatibilidade entre diferentes versões de um sistema, mas no caso do Windows Phone 8 havia margem para insegurança dos usuários. Contudo, as dúvidas foram redimidas via Twitter, em um post de um dos diretores de desenvolvimento do Windows Phone.

winWindows Phone 8 rodará os aplicativos criados
para o Windows Phone 7 (Foto: Reprodução)

Brandon Watson disse que “todo e qualquer aplicativo construído hoje rodará na próxima grande versão do Windows Phone”. Isso coloca um fim nas especulações sobre incompatibilidade de aplicativos criados para Windows Phone 7 e 7.5 e o futuro Windows Phone 8.

Tudo porque a nova edição da plataforma móvel da Microsoft terá mudanças sensíveis no core do sistema. Além do kernel ser compatível com a versão desktop do Windows 8, há outras alterações que poderiam impactar no ecossistema de aplicativos. Entre elas o suporte a resoluções maiores, processadores com mais cores e também às arquiteturas ARM e x86.

Entre os grandes problemas, sem dúvida, está a resolução. Os futuros Windows Phone com tela de 1280 x 720 poderão executar aplicativos do WP7, mas a questão é de como a Microsoft resolverá o problema de executar um aplicativo de poucos pixels numa tela de resolução maior. Na maioria dos casos, zoom poderá ser uma solução recorrente. Outra opção é os próprios desenvolvedores aumentarem a escala de seus aplicativos via Silverlight, a plataforma onde os softwares são desenvolvidos.

Via Neowin

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares