Tablet

28/02/2012 18h25 - Atualizado em 28/02/2012 18h25

Conector do iPad e iPhone pode estar com os dias contados

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Segundo o site iMore, citando uma fonte não identificada, a Apple deverá trocar o conector dos seus aparelhos por um "micro dock" em breve. A razão é simples: poder aproveitar melhor o espaço que a peça atual ocupa nos componentes internos dos dispositivos.

Conector de 30 pinos atual é grande demais para os iGadgets (Foto: Reprodução/iMore.com)Conector de 30 pinos atual é grande demais para os
iGadgets (Foto: Reprodução/iMore.com)

O caso é óbvio: o case fica mais fino, o processador mais rápido, a tela melhor, e a câmera com mais megapixels. Mas apesar dessa evolução nos eletrônicos da Apple, uma coisa ainda não acompanhou a evolução da empresa na microeletrônica: o conector de 30 pinos para o cabo de recarga e USB. Nascida na época dos iPods, ela até hoje está presente em iPhones e iPads.

Não é à toa. Desde que os primeiros iPods com o conector de 30 pinos apareceram a companhia precisou acomodar em espaços - cada vez menores - mais funções. O iPhone, por exemplo, precisou redesenhar a antena, a bateria, a luz traseira da tela retina e um sensor de câmera para caber dentro do aparelho. Tudo porque a Apple estabeleceu a necessidade de compatibilidade com acessórios antigos.

Outro fator importante é que, agora, o iPod touch, iPhone e iPad podem existir independentemente de um computador via cabo. Hoje, com o iCloud e a possibilidade de sincronização via Wi-Fi, não é mais necessário abusar do cabo USB - apenas para regarrega-los.

A novidade poderia vir já no iPhone 5, ou seja lá qual for o nome do próximo smartphone da gigante de Cupertino. Até porque, se os rumores se provarem verídicos, poderemos ter um aparelho capaz de utilizar a rede LTE, também chamada de 4G, e isso demandaria uma nova antena.

O site iMore acredita que o iPad 3 ainda não deverá contar com o novo conector por ser muito maior e estar com o lançamento iminente. De qualquer forma, a entrada também não poderá ser Thunderbolt, como nos Macs, pois os aparelhos não utilizam arquitetura PCI Express. Nem o microUSB também deverá ser, pois não é tão rápido. Teremos que esperar até outubro, quando a Apple provavelmente apresentará o novo iPhone.

Via iMore.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares