Redes sociais

14/02/2012 08h49 - Atualizado em 14/02/2012 08h49

Encontros falsos marcados pela Internet subiram 150% no último ano

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

De acordo com um estudo feito pela agência Iovation, os sites de relacionamentos não são mais tão seguros quantos eram há alguns anos. O número de casos em que o contato é feito para enganar as pessoas aumentou 150% em 2011.

chat (Foto: chat)Número de falsos encontros aumentou 150%
em 2011(Foto: Reprodução)

A vice-presidente de operações da agência, Moly O’Hearn, explicou que 3,8% dos encontros agendados por meio destes sites em 2011 tinham outras intenções: redirecionar o internauta para sites de phising, fazer pegadinhas e até mesmo tentar adquirir informações sobre os usuários.

Os números são muito maiores do que os do período entre 2009 e 2010, quando isso acontecia em apenas 1,5% dos casos. O motivo, segundo O’Hearn, é simples: mais pessoas estão utilizando estas páginas e, com isso, surgem mais usuários mal intencionados.

A especialista dá dicas para indentificar um possível golpe. O uso da palavra “amor” nos primeiros contatos é um dos principais indícios de quem você está se relacionado com uma pessoa com más intenções. Além disso, se o usuário não falar muito sobre ele e não tiver fotos em locais característicos da cidade de onde diz ser, provavelmente é um destes fakes.

Via Mashable

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tecmi9
    2012-02-14T15:17:55

    Não acho que quem acredite em namoro pela internet sege bobo,com a internet foi possível se torna realidade muitas coisas antes consideradas malucas ou bobas. Claro que tudo tem seu preço,infelizmente AINDA tem gente que não sabe usar a internet para o bem e tira aproveito do fato de estar anonimo.

  • Fernanda Oliveira
    2012-02-14T11:36:55

    Hoje sou noiva de um rapaz que conheci na internet, e graças a Deus ele é uma otima pessoa, mas é algo onde se deve ter bastante cuidado.

  • Paulo Souza
    2012-02-14T10:16:41

    Bobo é quem acredita q vai encontrar amor verdadeiro na internet !