TechTudo

21/02/2012 08h42 - Atualizado em 21/02/2012 08h42

Engenheiro coloca uma turbina de avião em sua moto

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O engenheiro norte-americano Tony Pandolfo resolveu dar uma "apimentada" no desempenho de sua moto. Ele adaptou uma turbina de avião de caça à motocicleta. Tony está acostumado com alta velocidade, uma vez que foi corredor de lanchas durante anos.

engenheiro-turbina-de-aviao-motoEngenheiro coloca turbina de avião em moto (Foto: Divulgação)

A motocicleta escolhida foi uma Suzuki Hayabusa que, em si, já oferece alto torque, velocidade e capacidade de aceleração. O motor de um caça F14 empurra a motocicleta que tem autorização legal para rodar nas ruas, deixando um rastro em chamas saindo do escapamento.

O mais impressionante da adaptação é o som que a Hayabusa produz. O “grito” da motocicleta ao mover-se lembra o de um avião e chama bastante atenção. Além do motor adaptado, a Hayabusa recebeu freios reforçados e deixou a gasolina de lado. Agora, a moto queima querosene.

Tony diz que nunca a acelerou ao máximo, mas que ela deve superar em velocidade qualquer outra motocicleta do mundo, embora ele tenha tido a preocupação de não deixá-la muito poderosa, fazendo com que a moto seja o mais amistosa possível. Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail, o engenheiro californiano comentou que a nova Hayabusa chega facilmente aos 160 Km/h.

O engenheiro comenta que a Hayabusa troca marchas automaticamente e qualquer um que consiga conduzir uma Scooter comum poderá pilotar a moto à jato. O resultado chama tanta atenção pelas ruas da Califórnia que o engenheiro já vende o serviço. Pela quantia de US$ 100 mil (ou RS$ 172 mil), ele promete converter qualquer moto com motor comum para uma moto à jato. Se você está interessado no serviço, basta acessar ao site www.jetpowercycles.com e fazer a sua encomenda.

No vídeo abaixo, você pode ver o resultado da soma entre uma Hayabusa e um motor de caça:


Via Daily Mail

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcelo T
    2012-02-23T08:57:50

    160 faço na minha hayabusa de primeira marcha sem mexer nada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André José
    2012-02-22T21:28:39

    Está certo que esta ficou muito mais estilosa. Mas o conceito de motos com turbinas a jato já não é de agora. Procurem no youtube por Y2K. É uma moto que ja fez aparição no filme "Furia sobre rodas". E é feita também sob encomenda.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cesar Rodrigues
    2012-02-22T10:18:29

    Coitado do dono do carro que estiver parado atrás no semáforo. Espero que o extintor esteja à mão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Karlos Saraiva
    2012-02-22T09:32:39

    ele disse que chega facilmente a 160 km

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Oliveira
    2012-02-22T09:14:27

    Quanta bobeira nos comentários... O cara colocou só a TURBINA, não o motor inteiro... É igual quando um de vocês pega uma turbina e coloca no motor do chevette velho que vcs devem ter. Não conseguem entender uma reportagem e dpois fica criticando. E o cara disse que FAZ FACIL 160km/h mais isso não é a velocidade máxima. o proprio dono disse que nunca acelerou ela até os limites.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Ferreira
    2012-02-22T00:48:01

    Essa moto original de fábrica é a motocicleta de fabricação em série mais rápida do mundo, com 130cc e a reportagem vem dizer que com a adaptação ela alcança facilmente os 160km/h? Sem essa turbina ela já ultrapassa os 200km muito fácil... minha moto 250cc deve chegar perto de 160km/h... droga de reportagem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Vieira
    2012-02-22T00:04:41

    1 - Tomara que os motoboys daqui não entrem na moda> 2 - cadê a turbina? Uma turbina de F-14 mede mais de 2 metros, isso sem o afterburner. O cara deve ter usado a APU. Peças de F14 são fáceis de achar por lá, tem uns 500 deastivados...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Monica Marconato
    2012-02-21T20:24:12

    bom, lá não é obrigatório o uso de capacetes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Silva
    2012-02-22T08:55:14

    Nossa mas como tem gente que não lê as coisas direito nesse nosso Brasil... Ele disse que chega facilmente a 160 Km/h e não que só chega ae isso seus cabeças de gato... a Moto original chega a mais de 330 Km/h com esse motor deve passar dos 500 Km/h facil facil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Rodrigues
    2012-02-22T05:38:14

    Cabeçudo ele não disse que a moto atinge a velocidade máxima de 160 Km/h, ele disse "chega facilmente aos 160 Km/h." O interessante que no pais dele ão precisa de capacete, ao menos ele não usa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogério Silva
    2012-02-22T03:33:31

    160 Km/h??? Só isso??? Me lembro de quando era menino, eu já conhecia motocicletas que davam muito mais do que isso. E olha que naquela época motocicletas não eram tão comuns assim. E falando em época, naquele tempo, tínhamos o Fusquinha e a velocidade máxima dele era também 160 Km/h. Se esse cara pegasse um motor de fusca, como faziam na época, adaptando em muitas motos, teria um resultado mais satisfatório e mais barato, além de mais fácil. Dou completa razão ao André Leôncio aí, que fala que passar era dos 260 Km/h, com motor de caça. Fica esperto aí, Felipe Garret, pois essa tá furada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Leoncio
    2012-02-22T03:11:27

    Se ela ja e uma moto rapida e adicionando a turbina ela pode chegar a 160km/h onde esta a estranheza? meu corolla anda isso. ela tinha que passar dos 260km/h com motor de caca. talvez queriam dizer motor de teco teco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Araujo
    2012-02-22T01:27:37

    MOTOR DE F14? Pouts.... um motor de F14 deve ser, no mínimo, umas 3x maior que a moto inteira! Felipe Garrett, tem certeza?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thomas Thurbano
    2012-02-22T01:11:39

    hahhahahaha por que não usou uma moto shing ling? aqui no Brasil está virando praga essas malditas máquinas chinesas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Orion Araújo
    2012-08-08T18:46:21

    Esse motor não dá potência e nem empuxo para o avião, ele serve para dar força elétrica e pneumática aos sistemas do avião, permitindo que estes operem independentemente de força externa ou dos motores. Esta função também está disponível em voo. Estas turbininhas (vai de 100cv até uns 400cv) são ligadas na relação como um motor normal. Vários fabricas de carros já tiveram um modelo a turbina, e só dar uma olhada no oráculo da matrix(google). Mas que é muito interessante a isso é sem dúvida!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Johnny Brito
    2012-04-16T13:38:00

    Pessoal o motor original dessa moto ja bate os 300km/h ... com essa turbina ai deve bate facil os 400km/h .. Os 160 que ele comentou, foi que nao teve coragem ainda de andar mais xD

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roy Junior
    2012-04-16T11:35:45

    E ainda por cima, pelo proprio site Jetpower, o do cara ai... Fala que tem motores de F14 e A10. Para começar o Motor do F14 é um motor turbojato ( com pos combustão, que da cerca de 80% a mais de força ) e que permite o aviao alcançar velocidades superiores a MACH 2.0 que o torna SUPERSÔNICO. Já o A10 é equipado com motores turbofan, o mesmo de aviões comerciais como os AIRBUS, BOEINGS e os EJETS da Embraer... e até mesmo aviões executivos, este por sua vez não chegam a velocidades supersonicas, e sim subsonicas, os motores turbojato consomem por sua vez varias vezes mais do que os turbofan..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roy Junior
    2012-04-16T11:30:47

    E mais ainda pelo proprio site do cara ai, jetpower.. la fala que tem motores de F14 e A10 . Para começar o motor do F14 e um turbo jato, que tem pós combustão. Já do A10 é um avião equipado com motor Turbofan, o mesmo que Boeings e Airbus ultilizam, este por sua vez não é um avião supersônico e sim subsônico, já o F14 é um Avião Supersônico que desenvolve velocidades superiores a MACH 2.0 (200% da velocidade do som ) Att.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roy Junior
    2012-04-16T11:28:28

    Não e querendo ser estraga prazeres não, mas, a moto pode até ter um motor a reação ( Turbojato , turbofan , turbo hélice ) etc... Mas não de um F14 ou de qualquer outro jato. E não existe a possibilidade de colocar somente o TURBO, as turbinas, um motor a reação e composto de varias partes, um núcleo básico dele é Bocal de admissão, compressores de alta e baixas pressões, câmara de combustão, bocal de escape, estatoras etc... Colocar somente um Turbo ou turbinas, e como se vc pegasse um motor convencional e colocasse somente o turbo, não iria funcionar... Att; Cmte Roy Júnior.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Sacht
    2012-04-15T20:01:59

    COMO EXISTE GENTE QUE NÃO SABE LER UMA REPORTAGEM! A MOTO CHEGA FACILMENTE A 160KM /H E NÃO É SUA VELOCIDADE FINAL, E OUTRA QUE ELE ADAPTOU A TURBINA DO F14 E NÃO O MOTOR INTEIRO. BANDO DE BURROS QUE NÃO SABEM INTERPRETAR UM TEXTO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrico Abreu
    2012-02-22T03:04:59

    Affff... até parece que colokou um motor de F14 aii o motor da uma moto e meia no minimo a globo nao sabe mais oque colokar no site e fica inventando essas bostas de reportagens!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilberto Rollas
    2012-02-22T00:23:32

    kkkkk que farsa mais sem graça, foi testar do lado de uma pracinha, aquele fogo mesmo que meda!!!! kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Cardoso
    2012-02-21T11:18:18

    E o bobo ainda dá mal exemplo andando sem capacete.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogério Fior
    2012-02-21T10:08:25

    Só para constar . Essa moto não usa uma turbina de F14 e sim uma APU (unidade de potência auxiliar) . Uma turbina de F14 pesa 406Kg e mede 2,6m! Embora exótica ,não oferece mobilidade aceitável a não ser p/ demonstrações e p/ o EGO de seu proprietário!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleverson Toledo
    2012-02-21T09:35:31

    fala serio, chega facilmente aos 160 km/h ?? isso a minha chega !! não são 160 milhas / hora ? com esses 178 mil reais eu compro uma casa !! o falta doque fazer com o dinheiro, dá pra mim !! hehehehe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário