Internet

28/02/2012 18h35 - Atualizado em 28/02/2012 18h35

Estudo da HP diz prever o que vai ‘bombar’ no Twitter

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A HP fez um estudo curioso que prevê a popularidade de matérias jornalísticas no Twitter antes mesmo que elas sejam publicadas no microblog. Desenvolvida pelos cientistas do HP Labs, a pesquisa nomeada "The Pulse of News in Social Media: Forecasting Popularity” tem até 84% de precisão na técnica utilizada.

Twitter com novas páginas para empresas - "HP brand page" (Foto: Reprodução)Twitter com novas páginas para empresas - "HP brand page" (Foto: Reprodução)

Durante nove dias do mês de agosto de 2011, a equipe analisou mais de 40 mil notícias veiculadas no Twitter. Concluiu-se que a fonte da notícia é a maior responsável pela popularidade da matéria. E mais: se uma notícia citar uma celebridade ela ganha mais sucesso ainda na rede social.

Você pode imaginar que as notícias com manchetes sensacionalistas devem ter ajudado e muito no estudo. Pelo contrário do que parece ser, esse tipo de conteúdo que parece aguçar o interesse dos usuários não são tão propagados como ocorrem com relatos simples. Por um lado, isso é até bom, pois mostra que os internautas procuram informações mais relevantes.

Ainda no estudo, verificou-se que o setor de tecnologia é o que mais tem notícias tuitadas. Em contrapartida, assuntos relacionados à saúde não geram muitas publicações, embora apresentem um retorno grande por possuírem um público mais fiel.

Via Época

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares