Internet

02/02/2012 15h29 - Atualizado em 02/02/2012 15h36

Facebook deixa usuários mais espertos graças aos amigos com quem você não interage

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
 

O Facebook Data Team apontou um perfil curioso presente na rede social de Mark Zuckerberg. Ao contrário do que muitos cogitam, a área de influência em cada perfil inscrito no site muitas vezes é distendida mais por membros cujos laços sociais são mais fracos dentro e fora do Facebook.

Facebook info data dos amigos na rede (Foto: Reprodução/Mashable)Facebook "amigos que não interagem" deixam você mais esperto (Foto: Reprodução/Mashable)

A pesquisa indica que dentre dois grupos – apelidados de ‘com’ e ‘sem laços fortes’ (de amizade, profissional etc), é bastante comum pessoas acabarem descobrindo novidades em diversos campos do conhecimento e entretenimento graças aos comentários e compartilhamentos de postagens feitos por aquele seu conhecido no qual sua relação limita-se a desejar ‘bom dia’ e dar um abraço educado em festas de final de ano. E mais: diversas vezes o conteúdo que você acha legal e passa adiante por meio de compartilhamento advém dessas fontes menos presentes em sua vida “real”.

Percebendo o volume de pessoas que alguns usuários do Facebook possuem em seus perfis, não é difícil confirmar essa hipótese. Supondo que um perfil possua na sua rede de contatos uma média de 100 amigos, possivelmente sua troca de experiências mais direta e quase diária se dará entre o dono da conta e um pequeno volume de amigos; usualmente interessados em atividades e gostos semelhantes aos seus. Com isso, apesar dessa troca mais frequente entre você e seu grupo de amigos de "laços fortes" ser maior em termos de tempo de contato, a gerada pela seção "laços fracos" é numericamente superior e, graças aos gostos diversos de seus membros, mais provável de inserir em sua linha do tempo do Facebook novos conceitos que poderão lhe agradar, a ponto de também querer levá-los à outras pessoas.

O Facebook Data Team ainda afirma que tal comportamento é muito presente também no Twitter. E você: o quanto é influenciado por seus amigos menos chegados, mas ainda presentes em seu perfil do Facebook?

Via Mashable

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudomir Silva
    2012-03-24T10:37:54

    No mundo globalizado em todos estão efetivamente conectados uns com os outros, não é de se estranhar que também se queira o compatilhamento de suas intimidades, o que acho temerário.O bom é quando se tem uma afinidade melhor com quem nos comunicamos para que depois não tenhamos nenhum tipo de arrenpendimento por nos expormos de forma explícita e inconveniente.