Internet

14/02/2012 12h35 - Atualizado em 27/02/2014 12h44

Firefox com visual Metro está em desenvolvimento

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Os primeiros passos para que a Mozilla produza uma versão do navegador Firefox para o futuro Windows 8 foram dados. Em página do tipo wiki a organização listou aquilo de que precisa para viabilizar o projeto e finalmente marcar presença na próxima geração do sistema operacional mais usado no mundo.

Firefox 10 (Foto: Reprodução)Firefox 10 (Foto: Reprodução)

E o mais importante: a Mozilla planeja lançar o Firefox com o visual Metro, aquele que lembra do Windows Phone. Em tela cheia e com suporte à interação por toque, a versão do Firefox para o sistema requer compatibilidade com Win32, o conjunto de APIs anterior do Windows, ou que o motor Gecko seja portado para o WinRT, conjunto de APIs apresentada pela Microsoft para o Windows 8 e que será responsável por apresentar os aplicativos com Metro.

Na versão do Firefox com visual Metro o código do aplicativo terá que ser reescrito para que funcione integralmente com as novas tecnologias do sistema. Isso inclui um sistema de ampliação e redução das páginas — o famoso zoom — que ainda não existe no Firefox atual para computadores.

Entre os desafios da Mozilla podemos listar a exibição do painel de abas e também do Firefox em tela cheia. Essa é uma das premissas para quem um app com Metro seja aceito na Windows Store, a loja de aplicativos do Windows 8.

A Mozilla reconhece que a interface chamada de clássica para o Windows 8 não deve mudar muito para se adaptar ao futuro sistema. Deve permanecer como é atualmente no Windows 7. Diz a empresa que o Win8 “requer uma simples evolução do produto Firefox””.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bárbara Rocha
    2012-02-14T12:48:45

    Quem não pretende comprar um tablet com windows 8 ou um computador com touchscreen pode desistir desse windows 8 né? Porque parece que eles só pensam em touchscreen, nada de pensar em quem ainda usa teclado e mouse... PS.: Que captcha ruim, meu deus! Não dá pra ver nada direito sem uma lupa! Por favor, coloquem um captcha decente.