Tablet

24/02/2012 12h49 - Atualizado em 24/02/2012 12h49

Futura tecnologia 3D da Apple dispensa óculos ou telas estereoscópicas

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma patente registrada pela Apple sugere que a empresa estaria desenvolvendo uma complexa tecnologia para que as telas dos dispositivos portáteis da marca fossem capazes de gerar imagens em 3D. Monitorando os olhos do usuário através da câmera frontal e calculando em tempo real a posição do aparelho em relação ao observador, o equipamento seria capaz de projetar imagens tridimensionais, dispensando o uso de óculos especiais e displays estereoscópicos.

3dNova patente da Apple sugere a exibição de imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais (Foto: Representação)

O mais interessante da nova tecnologia é que o hardware necessário para que ela funcione já existe nos atuais iPhones. A câmera frontal, bússola, acelerômetro, GPS e giroscópio são parte do iDevices há um bom tempo, e são partes fundamentais para que o projeto um dia chegue ao mercado.

A ideia da Apple é fazer com que o conjunto de sensores monitore a posição do aparelho e os olhos do usuário, calculando inclinação e iluminação da tela na medida exata para que a ilusão tridimensional dos gráficos seja mantida. Como exemplo disso, basta notar que os ícones do iOS apresentam uma pequena sombra. Se fosse possível fazer com que esta sombra se movesse conforme o usuário movimentasse o aparelho, você teria uma sensação tridimensional como resultado.

O documento da patente também menciona que seria possível acionar a apresentação de gráficos tridimensionais com apenas um gesto, e não um toque na tela. Embora exista um aplicativo na App Store chamado i3D que lembre bastante as noções expostas na patente da Apple, não há previsão de quando será possível usar dispositivos portáteis com iOS e gráficos 3D naturais.

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Almeida
    2012-03-14T21:14:29

    Vitor Arb leia antes de falar o Android é copia do IOS o Android foi um projeto mais antigo que o IOS abandonado pela Apple que depois foi levado para o Google pelo atual CEO que por um acaso era engenheiro da Apple!

  • Marcus Castro
    2012-02-27T01:14:34

    Caramba, que coisa útil, vai revolucionar o mundo dos smartphones, hahahaha! Será que essa tecnologia vai melhorar a qualidade e o contraste das telas atuais? Sem falar do tamanho, 3.5" nos dias de hoje é piada!

  • Dsadsa
    2012-02-24T14:42:50

    Só pra adicionar ao que o Vitor disse, o Nintendo 3DS ja funciona com uma tecnologia 3d parecida, o sweet spot. Mesmo que seja bem feito, vai existir um limite de visualização nessa ideia da Apple (o mesmo que acontece no 3DS), mais uma vez a Apple vai sair por cima como inovadora..

  • Luiz Silva
    2012-02-24T13:49:01

    Tem um aplicativo no Cydia, o Barrel que faz essa simulação de efeito 3D utilizando o Acelerometro, mas isso somente na Home Screen

  • Vitor Arb
    2012-02-24T13:40:46

    Thiago, em primeiro lugar quem sempre copia é a Apple, leia a história do Steve Jobs antes de falar. Quer algo mais recente? O Siri. Esse recurso já existia no Android.