Video game

14/02/2012 07h20 - Atualizado em 14/02/2012 07h20

Livro de recordes Guinness lista os 50 melhores finais de videogames

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O conhecido livro de recordes Guiness World Records, em sua edição especial para videogames, fez uma votação com 13.519 participantes para determinar quais seriam os 50 melhores finais de jogos. O primeiro lugar ficou para Call of Duty: Black Ops.

Call of Duty: Black Ops (Foto: Divulgação)Call of Duty: Black Ops (Foto: Divulgação)

A lista não parece refletir tanto a qualidade das histórias, e consequentemente dos finais, destes jogos, mas sim em maioria a sua popularidade. Alguns como Mario e Sonic parecem ter entrado apenas por seu valor nostálgico, apesar de não se poder negar que há certa genialidade em sua simplicidade.

Porém, nota-se algumas ausências ilustres que tinham finais excepcionais, mas facilmente poderiam ser esquecidas pelo público americano. Nomes como Final Fantasy VI, Chrono Trigger ou Xenogears da Square Enix, ou mesmo algum capítulo da série Tales of, da Namco Bandai.

Jogos mais recentes também parecem ter levado a melhor sobre os mais clássicos por estarem mais vivos nas lembranças dos participantes, mas eles conseguem marcar presença com títulos como Final Fantasy VII e The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Confira a lista:

50. Resident Evil 4
49. Star Wars: Knights of the old Republic
48. Ratchet & Clank: A Crack in Time
47. Crysis 2
46. The Elder Scrolls IV: Oblivion
45. Call of Duty: World at War
44. Star Wars: The Force Unleashed II
43. Half-Life 2: Episode Two
42. Super Metroid
41. The Legend of Zelda: Twilight Princess
40. New Super Mario Bros. Wii
39. inFamous
38. Fallout 3
37. Grand Theft Auto: San Andreas
36. Gears of War 2
35. Bioshock
34. Starcraft II: Wings of Liberty
33. Sonic Adventures 2
32. Metal Gear Solid 3: Snake Eater
31. Kingdom Hearts II
30. Mass Effect
29. Super Mario Galaxy
28. Sonic the Hedgehog
27. Metal Gear Solid
26. Assassin’s Creed II
25. Assassin’s Creed
24. Shadow of the Colossus
23. Call of Duty 4: Modern Warfare
22. Kingdom Hearts
21. Uncharted 2: Among Thieves
20. Super Mario Galaxy 2
19. Mass Effect 2
18. Grand Theft Auto IV
17. Portal 2
16. Assassins Creed: Brotherhood
15. Prince of Persia: The Sands of Time
14. Halo: Combat Evolved
13. Halo 3
12. Pokemon Black and White
11. Super Mario Bros
10. Heavy Rain
9. Final Fantasy VII
8. Metal Gear Solid 4
7. Portal
6. Red Dead Redemption
5. God of War
4. Call of Duty: Modern Warfare 2
3. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
2. Halo: Reach
1. Call of Duty: Black Ops

Via Gaming Everything

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Juan Paulo
    2012-11-05T13:31:47

    lista tosca, não tem chrono trigger então não tem meu respeito pois além de ser um dos melhores jogos com uma das melhores historias tinha 13 finais e todos eram d+

  • Ian Stefano
    2012-02-15T18:07:51

    Vai dizer que o ultimo medal of honor que saiu não foi emocionante o final?

  • Werlleson Castro
    2012-02-15T15:16:53

    Merecido !! Black Ops!!

  • Vinicius Alcova
    2012-02-15T13:11:23

    Cadê Street Fighter II??? Esse fim clássico com finais legais!

  • Joao Vieira
    2012-02-15T12:47:27

    ei cade o mw3

  • Lucas Silva
    2012-02-14T21:17:29

    eduardo soares nao foi ele(Rafael Monteiro) que fez a lista.E pra falar a verdade ja zerei tanto jogo que nem dos finais!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • João Filho
    2012-02-14T18:58:27

    FFVIII, akele filminho final é mto bom ><

  • Thomas Brito
    2012-02-14T18:47:52

    Concerteza esses caras nao tiveram infancia , lol desde quando oblivion tem final vc 90% ods finais desses jogos ai e plágio cade FFVIII, (otimo final) chrono cross chrono trigger legend of dragoon star ocean psx e tantos outros 98% a maioria e jogos de 2009 pra ca. total FAIL

  • Vitor Flores
    2012-02-14T18:12:02

    como sempre call of duty na frente

  • Vitor Flores
    2012-02-14T18:11:00

    como sempre call of duty na frente

  • Wilian Silva
    2012-02-14T12:45:51

    Tambem nao concordo nao gostei desta lista e nao reflete a verdade.na minha opnião

  • Claudio Junior
    2012-02-14T12:44:11

    Acho que não intenderam, não e o melhor jogo e sim o melhor final, o mais elaborado elabora mais bem feito, mais fieal ao enredo..preste atenção antes de responder algo..

  • Eduardo Soares
    2012-02-14T12:39:31

    Esse Rafael Monteiro sempre de 4 pro COD, ele só escreve matérias falando mal do Battlefield ou falando bem do COD, porque será?

  • Lucas Lannes
    2012-02-14T12:24:15

    lista ridícula!! os "melhores" são os jogos mais populares e popularidade não tem nada haver com qualidade!!

  • Francisco Oliveira
    2012-02-14T12:15:59

    Pra mim as pessoas que escolhem os jogos, nunca jogou na vida.

  • Pedro Leonel
    2012-02-14T10:23:57

    Fala pelo um titulo que tu tenha jogado!!!

  • Claudio Silva
    2012-02-14T08:59:13

    Meu deus Metal Gear 4, Final Fantasy VII e Ocarina of time atras de black ops, so pode ter sido um muleque que fez esta lista, não tem outra explicação.

  • Allan Alves
    2012-02-14T16:46:02

    dessa lista quase todos os jogos eu zerei pra mim o melhor de todos e Red dead redemption depois gta 4

  • RODRIGO PINHEIRO
    2012-02-14T14:59:01

    chrono trigger fora da lista? FAIL

  • Paulo David
    2012-02-14T14:57:06

    pow, o zeramento de medal of honor pacific assault é muito massa e ficou fora da lista

  • Pedro Castanheira
    2012-02-14T13:58:21

    a opiniao de cs nao importa , importa a opiniao de quem criou essa lista

  • Sandra Rodrigues
    2012-02-14T13:55:27

    Realmente fiquei de cara com Call Of Duty Black Ops na primeira colocação, Detalhe que sou super fã da series de Call Of Duty, ou seja, para mim o melhor final foi Call of Duty: Modern Warfare 2. Gostei bastante do final Uncharted 2: Among Thieves. E para mim o atual é Uncharted 3, Mas como diz o ditado, gosto cada um tem o seu. Lembrando para os desinformados acima. Esta comparação é referente final de um jogo. Ou seja tendo um inicio meio e fim. Abraços.

  • Joaopaulo Rodrigues
    2012-02-14T13:28:37

    pô eu nem ia comentar mas depois de não ver call of juarez bound in blood fiquei decepcionado, colocaram ate gta sanandreas, aff !

  • Robson Silva
    2012-02-14T13:16:11

    Acho que metal gear sollid 3 está na posição errada. Ele devia está entre os 5 melhores

  • Fernando
    2012-02-14T13:03:12

    Essa lista tá mais pra vendagem dos jogos do que a qualidade dos finais. Qualquer lista desse tipo, obrigatoriamente tem que ter Chrono Trigger no topo, isso é fato. Não dá nem pra criticar o pessoal da Techtudo, eles nem fizeram a lista, como todas as matérias da coluna são só traduções de sites gringos.