Internet

13/02/2012 12h16 - Atualizado em 13/02/2012 12h16

Morte de Whitney Houston foi divulgada nas redes sociais 27 minutos antes da imprensa

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A primeira mensagem no Twitter sobre a morte da cantora Whitney Houston foi divulgada 27 minutos antes da mídia confirmar a notícia como verídica. Mais uma vez, as redes sociais foram mais rápidas do que a imprensa tradicional.

WhitneyWhitney Houston faleceu neste sábado (Foto: Reprodução)

A mensagem enviada no Twitter, pelo usuário Big Chorizo (@chilemasgrande), às 16h30 (22h30, horário de Brasília) foi a primeira a mencionar a morte da cantora. “Minhas fontes dizem que Whitney Houston foi encontrada morta em um hotel em Beverly Hills (...) nada foi noticiado ainda”, disse a mensagem que foi divulgada para apenas 14 seguidores, com apenas um retweet.

Porém, o primeiro grande veículo a confirmar a notícia no Twitter foi a Associated Press, que recebeu mais de 10 mil retweets, de acordo com os dados do site Topsy Labs.

A discussão sobre quem divulgou a morte primeiro é controvérsia, pois um dos leitores do site Mashable afirma que o usuário @AjaDiorNavy enviou a mensagem 15 minutos antes do tweet publicado por @chilemasgrande. O autor da mensagem, Aja Dior, disse: “Minha tia Tiffany, que trabalha para Whitney Houston, acabou de encontrá-la morta na banheira”.

A versão da cantora se afogar na banheira segue como a mais aceita até o momento, mas precisa ser confirmada através de uma análise criteriosa da causa da morte. A polícia de Beverly Hills informou que Houston foi declarada morta às 15h55 (21h55, horário de Brasília).

Não é a primeira vez que o anúncio de uma morte importante foi divulgada antes no Twitter. Um caso recente é a captura e morte de Osama bin Laden, que foi divulgada no microblog por um programador de computador no Paquistão.

A morte de Whitney Houston gerou um volume de 2,5 milhões de tweets e retweets na primeira hora em que a notícia foi divulgada, gerando uma média de 1.000 tweets por segundo, de acordo com os dados da Topsy Labs. O pico de mensagens aconteceu às 23h23 (Brasília), quando 61.227 mensagens foram enviadas por minuto. Mesmo causando toda essa comoção entre os internautas, o incidente não foi suficiente para quebrar o recorde de mensagens enviadas durante o Super Bowl do domingo passado.

Via Mashable

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Bastos
    2012-02-13T14:58:23

    É bom lembrar que o usuário paquistanês do Twitter narrou de forma acidental a captura de Bin Laden. De qualquer forma, mostra que as redes sociais parecem mesmo ser o futuro da imprensa digital.

  • Sueli Azevedo
    2012-02-13T12:59:42

    FIQUEI TRISTE COM ESSE EPISODIO .ISSO SO VEM NOS PROVAR A PALAVRA DE DEUS QUE DIZ,DO QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A ALMA.PARA NOS PODE SER SOMENTE MAS UM QUE SE FOI ENTRE TANTOS.MAS PARA DEUS ERA UMA JOIA PRECIOSA DE UM VALOR INESTIMAVEL.QUE POSSAMOS OLHAR PARA ESSAS TRAGEDIAS.E VALORIZAR CADA MINUTO DE NOSSAS VIDAS.QUE DEUS POSSA CONFORTAR A FAMILHA.