Internet

21/02/2012 17h30 - Atualizado em 19/03/2013 13h38

Mozilla apresenta primeiros detalhes de seu sistema operacional móvel

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Mozilla pretende trazer ao mercado um novo sistema operacional móvel para smartphones. O projeto, já em desenvolvimento, foi apelidado de 'Boot2Gecko', e algumas informações e captions do visual do futuro sistema foram divulgadas. Seu principal diferencial em relação aos concorrentes é a sua proposta de ser totalmente baseado em webapps.

Mozilla pretende lançar novo sistema operacional para o mercado móvel (Foto: Reprodução)Mozilla pretende lançar novo sistema operacional para o mercado móvel (Foto: Reprodução)

Basicamente o sistema é uma distribuição Linux bastante simplificada. O Boot2Gecko dará suporte a conexão com as redes de telefonia, serviços básicos, como ligações, mas para por aí. O restante do sistema operacional será executado a partir de aplicativos que rodam via Internet. Ele é praticamente um sistema operacional móvel que roda na nuvem, seguindo basicamente os mesmos preceitos do Chromium, do Google.

Das informações que a Mozilla divulgou, é possível compreender que tudo no sistema, da interface Gaia ao launcher e os demais softwares hospedados na Internet, rodarão a partir do browser desenvolvido para o sistema. Trata-se do Gecko, que combina HTML5 e JavaScript. Por conta deste método, provavelmente qualquer navegador moderno de Internet poderá rodar os aplicativos do sistema. A Mozilla não entrou em detalhes sobre esta possibilidade ou se haverá alguma forma de bloqueio do conteúdo em outras plataformas e browsers.

Segundo a Mozilla, o Boot2Gecko será demonstrado na Mobile World Congress, que acontece em Barcelona no fim deste mês. O sistema operacional deverá chegar ao consumidor já no segundo semestre deste ano, mas até o momento a Mozilla não apresentou fabricantes parceiros da iniciativa.

Via Pocket Now

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Dornelles
    2012-02-22T17:13:41

    por favor.... MAS é diferente de MAIS!!!

  • Victor Alexandre
    2012-02-22T10:27:34

    Será q entendi certo? Irá precisar de internet pra funcionar? Poxa ae fica meio tenso, apesar que são os apps dele que irá ficar na nuvem. Se n tiver internet certos lugares já era o funcionamento do APP. A proposta é boa, mais vai ser limitado. O bom dessa proposta é o fato de funcionar na nuvem, creio q n irá precisar instalar o app ou pelo menos a grande parte dele. Creio q a ideias deles é q o app funcione no smarth e até em PC já que ta em nuvem devo ter acesso a ele tb no meu computador. Vamos esperar pra ver realmente a ideias deles.