Fabricantes

14/02/2012 20h07 - Atualizado em 05/03/2012 19h29

NASA pensa em doar satélites para não perder dinheiro

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A NASA começou hoje um programa inédito na sua história. Pela primeira vez a conhecida agência espacial americana vai doar satélites para instituções aptas a controlá-los como forma de economizar dinheiro em pesquisa e outros setores.

Satélite da NASA (Foto: Divulgação/NASA)Satélite da NASA (Foto: Divulgação/NASA)

O primeiro na lista é o GALEX ou Galaxy Evolution Explorer. O satélite foi lançado em 2003 e tem como objetivo capturar imagens ultravioletas do espaço. Ele entrou em modo standby no último dia 7, depois de capturar 80% de tudo o que deveria. A NASA, no entanto, não tem dinheiro o suficiente para continuar a operação e as leis não permitem que um projeto específico receba investimento externo, por isso o satélite seria ou destruído ou doado. E a segunda opção parece viável.

O satélite será doado para a Caltech, o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA. Primeiro eles precisam analisar se têm lugar para armazenar o equipamento responsável pelo controle do satélite. Caso positivo, eles podem continuar operando-o e coletando informações, dando sequência na pesquisa iniciada pela NASA.

A doação vai acontecer por causa de uma lei chamada Stevenson Wydler, que permite que agências governamentais doem equipamentos de pesquisa excedentes para instituições educacionais ou organizações sem fins lucrativos. E o GALEX pode ser apenas o primeiro dos satélites doados, mas a NASA tem dezenas deles em operação atualmente e que podem receber o mesmo destino em breve.

Via: Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares