Sistemas Operacionais

07/02/2012 18h01 - Atualizado em 07/02/2012 18h01

Nokia Belle está disponível para dispositivos brasileiros

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A fabricante finlandesa anuncia oficialmente nesta terça-feira (7) a chegada do Nokia Belle, a mais recente versão do sistema operacional da empresa. A nova versão está disponível para atualização em diversos mercados internacionais, incluindo o Brasil, nos modelos Nokia N8, Nokia E7, Nokia C7 e Nokia E6.

Nokia Belle chega ao Brasil (Foto: Reprodução)Nokia Belle chega ao Brasil (Foto: Reprodução)

Os celulares contemplados com o update já podem ser atualizados através do software Nokia Suite 3.3. A atualização é feita via porta USB, com um procedimento semelhante às atualizações anteriores. O Nokia 500 também será atualizado com o Nokia Belle, mas em um momento posterior. Já o Nokia 701 já vem de fabrica com o novo sistema.

Apesar de estar disponível, a atualização do Nokia Belle nessa fase inicial só poderá ser feita em aparelhos desbloqueados - ou seja, comprados na loja online da Nokia ou em lojas físicas da empresa. Em breve os smartphones adquiridos nas operadoras, com personalizações e ajustes específicos, serão atualizados com a nova versão.

O Nokia Belle oferece uma renovação visual que torna o sistema mais simples e intuitivo, com uma organização de aplicativos, atalhos e widgets replanejada. Agora, são seis telas iniciais, que podem ser organizadas de forma livre, e os widgets foram remodelados para se tornarem mais atraentes. Outra novidade é a sua barra de notificações, no estilo do Android, onde os principais atalhos e status do telefone são exibidos, permitindo a visualização e acionamento de recursos importantes.

O novo sistema também possui uma série de aplicativos da Microsoft, com o objetivo de oferecer uma maior produtividade ao usuário, como PowerPoint Broadcast, Microsoft OneNote, Office Mobile e System Center.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luis Martins
    2012-04-08T03:14:56

    ola eu gostaria de saber o porque meu n8 não está nem achando a atualização para belle, ele atualizo para o anna sozinho mais que ir para belle nem acha , nem no pc nem no Próprio Smart

  • Renato Ramos
    2012-02-28T14:10:44

    Fabio Leitão, meu amigo, você quer que a nokia continue dando suporte a um aparelho totalmente defasado em todos os aspectos? O n97 se não me engano foi lançado em 2007 ou 2008... Para efeito de comparação, o galaxy s (o 1º) tbm já não tem mais atualizações do android, e ele é bem mais recente do que o N97, e nem mesmo o tão querido Iphone 3gs vai receber as novas versões do IOS... Então procure conheçer melhor o mercado de smartphones antes de detonar assim...

  • Eli Silva
    2012-02-27T15:26:28

    Acabo de mudar para o firmware com belle, versão Brasil, para aparelhos sem subsidio.

  • Eli Silva
    2012-02-23T22:42:51

    comprei meu nokia 500, pela claro e segundo o site oficial do nokia belle, a atualização ainda não está pronta, para alguns aparelhos subsidiados. Eu não aguentei esperar e instalei um firmware europeu, que já foi atualizado para o belle. Ficou muito bom!

  • Fabio Leitão
    2012-02-16T00:17:44

    Caramba eu tenho um nokia n97 mini e vou ficar a ver Navios!!!!! A nokia se mostrando a cada vez mais a sua incopetencia....rsrsrs o jeito é mudar para o samsung galax o aplee..

  • Alexander Martins
    2012-02-13T15:06:28

    Que isso jovem ? O sistema é Muito Bom Intuitivo e Bonito, meu N8 Ficou levissimo e a bateria agora dura o dobro do tempo. É a Nokia dando a volta por cima.

  • Renato Ramos
    2012-02-08T21:02:14

    Correto Gabriel Costa, não é o fato dele ser desbloqueado, e sim se ele foi comprado com vinculo com alguma operadora, somente os smartphones que foram comprados livre (sem chip) que receberam a atualização. Agora falando do Symbian Belle, a nokia mandou MUITO bem nessa atualização... O SO está incrível, mais rápido, mais suave, 6 telas iniciais, mais espaços para atalhos, widgets melhorados, enfim, está TUDO melhor do que no Anna... Um ponto especial para o navegador, que agora pode ser chamado de navegador!!! O Symbian Belle está a altura de androids, IOS e WP... Belle Rocks!!!

  • Gabriel Costa
    2012-02-08T12:54:52

    Rafael Amancio, a informação não esta errada, você que nao entendeu, eu tenho um N8 desbloqueado so que é subsidiada da Claro, por isso ainda não saiu a atualização p/ esse celular, então se o seu celular tb foi de alguma operadora possa ser que demore mais um pouco para atualizar

  • ALBERTO TAVARES
    2012-02-08T12:46:18

    Eu atualizei o meu antes de sair a matéria. O procedimento está descrito da forma correta. Abraços

  • Rafael Amancio
    2012-02-08T11:34:24

    Informações desencontradas na matéria. Conectei meu Nokia N8 via USB e procurei por atualizações pelo Nokia Suite e nada, diz que meu aparelho já está atualizado.... a, e meu aparelho é desbloqueado!!!