Celular

14/02/2012 21h09 - Atualizado em 14/02/2012 21h09

Número de dispositivos móveis conectados será maior que população mundial em 2016

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Um estudo liberado pela Cisco, conhecida fabricante de roteadores que equipa boa parte da internet, mostrou que os gadgets portáteis conectados à rede vão atingir níveis assombrosos daqui a quatro anos. De acordo com a empresa, em 2016 serão mais de 10 bilhões de aparelhos móveis na rede, ao passo que teremos estimados 7,3 bilhões de pessoas no mundo, dada as estimativas das Nações Unidas.

  •  
Atualmente, 500 milhões de assinantes acessam a internet móvel (Foto:  )A popularização dos smartphones e os modems 3G
são alguns dos grandes influenciadores desta
estatística (Foto: )

As estimativas atuais dizem que existem 14 bilhões de dispositivos conectados à internet, mas a grande maioria são de computadores e laptops. O total de celulares, tablets e outros aparelhos desse tipo não ultrapassa ainda a população mundial.

O relatório diz ainda que esses dispositivos vão gerar ao menos 10,8 exabytes de tráfego por mês ou 130 exabytes ao ano. Esse último valor é o equivalente em armazenamento a 33 bilhões de discos de DVD. Já para 2020 a estimativa da empresa é ainda mais assustadora: serão ao menos 50 bilhões de dispositivos móveis conectados.

Um dos motivos do aumento de tráfego é o aumento da velocidade das redes residenciais, segundo o CTO da Cisco, Padmasree Warrior. A expectativa dele é de que essas velocidades aumentem em 10 vezes na próxima década.

Via Reuters.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares