Impressora 3D

14/02/2012 20h31 - Atualizado em 26/06/2014 14h41

Pesquisadores usam mandíbula humana feita em impressora 3D em cirurgia

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma equipe de médicos da Bélgica e Holanda substituíram com sucesso a mandíbula de uma mulher de 83 anos por um modelo "impresso" em 3D. Este é o primeiro modelo utilizado para substituir a mandíbula inferior de forma integral.

jaw-3dMandíbula hi-tech em 3D (Foto: Reprodução)

Por causa de uma infecção grave, os médicos decidiram que a mandíbula da paciente precisava ser substituída. Entretanto, por causa da idade e outros fatores clínicos, a cirurgia reconstrutiva tradicional foi considerada muito arriscada. Então, a alternativa foi trabalhar no processo de substituição com uma prótese impressa em 3D. Para isso, os médicos trabalharam em conjunto com a empresa de implantes Xiloc.

A prótese foi feita em titânio, e sua impressão foi possível a partir de um processo conhecido como fusão a laser, que utiliza o titânio em pó para produzir o objeto. A técnica utiliza a alta potência do laser para fundir o pó do metal em diversas camadas, e a concepção do implante foi feita através de um projeto criado em CAD, que foi transferido para o processo de impressão. Depois que o implante foi produzido, ele é pulverizado por um composto feito do mesmo material que compõe o osso, para evitar que o organismo rejeite a prótese. Por fim, o conjunto é cirurgicamente ligado ao crânio da paciente.

A cirurgia foi um sucesso, e a recuperação da paciente foi muito rápida. Apenas um dia após a cirurgia, a paciente já conseguia falar e engolir normalmente, com pleno funcionamento da sua boca, após a recuperação completa das incisões. Essa é uma forma muito interessante da utilização da impressão 3D, uma vez que essas próteses podem ser criadas de forma específica, para atender as necessidades de cada paciente. E isso, é só o começo. Certamente, essa é uma descoberta que trará muitos frutos no futuro.

Via <b>SlashGear</b>

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares