Internet

12/02/2012 09h29 - Atualizado em 12/02/2012 09h29

Pessoas que entram no Facebook para encontrar amigos acabam ainda mais sozinhas

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

Os internautas solitários adicionam pessoas desconhecidas e conhecidos no Facebook na maioria das vezes, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Waterloo, no Canadá. O estudo mostra que ao agir desta maneira as pessoas se sentem ainda mais sozinhas.

facebookPessoas ficam solitárias quando usam o Facebook
para adicionar amigos (Foto: Reprodução)

Nele, é demonstrado que as pessoas com baixa auto-estima tendem a divulgar informações pessoais em excesso na rede social. Apesar de muitos postarem o que estão fazendo o tempo todo, essas mesmas pessoas não gostam de ler as atualizações dos outros.

Durante a pesquisa, foram avaliadas as atualizações de status dos entrevistados. Os internautas mais "solitários" afirmaram que o Facebook é "um lugar seguro que reduz o risco de difíceis situações sociais". De forma resumida, as pessoas introvertidas podem acreditar que se tornaram mais extrovertidas e populares na Internet.

Uma das pesquisadoras, Amanda Forest, destaca ter notado a dificuldade dos entrevistados em julgar outras pessoas pelo que elas próprias fazem. Ela ainda afirma que metade da lista de amigos de cada pessoa no Facebook é composta por pessoas estranhas ou conhecidas, mas não amigos íntimos.

Os envolvidos no estudo concluíram que o relacionamento com estranhos não melhora os problemas de solidão dos internautas e é preciso que estes procurem um psicólogo para orientá-los a conhecer novos amigos.

Via Daily Mail

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Michael Bechior
    2012-02-13T13:57:04

    Ninguém gosta de ler atualização dos outros, bobagem ficar dando valor a essas merdas.

  • Guilherme Fernandes
    2012-02-13T09:46:02

    Acho que isso é meio óbvio né? Se a pessoa não arruma amigos, ela só terá amigos virtuais mesmo.

  • Patricia Lopes
    2012-02-13T07:45:39

    Só os brasileiros mesmo para ter esses pensamentos machistas, ai que nojo....

  • Matheus Gusmão
    2012-02-13T06:01:01

    Denise gabriel, n me incomodo de me chamarem de insano. Já estou acostumado. Quis relatar uma experiência pessoal minha, mas talvez tenha m excedido, fugindo à discussão da reportagem do site. Mas é aquela situação: ninguém está “no coração” de ninguém e pode saber com exatidão o que faz mal para cada indivíduo. Apenas a própria pessoa.

  • Denise Gabriel
    2012-02-13T00:08:33

    Matheus Gusmão, ... sei do que você está falando... é muito triste! E infelizmente te compreendo! Preferia te chamar de insano, e não saber o que é esse "não sentir". Mas eu sei (e "sinto") o que é.

  • Nilson Rodrigues
    2012-02-12T19:24:18

    Tudo o que li e comentaram considero verdadeiro. Mário Maia criou um termo que me era desconhecido: "Mendicância afetiva virtual". Bem dito.

  • Gabriel
    2012-02-12T19:20:49

    Redes sociais são apenas brinquedos de gente sem o que fazer que vão adicionando pessoas quem nem fazem ideia de onde vem quem são e o que fazem, as pessoas tem memoria curta e ou fazem que não lembra quantas mulheres ja foram mortas por acreditar em psicopatas e pessoas que so queriam mesmo rouba-las, que se passavam por boas pessoas usando as tais redes sociais... mas enfim cada uma e dono de sua vida e sabe o que fazer com ela . eu tô fora dessas porcarias nunca tive e nem quero ter !!

  • Mario Maia
    2012-02-12T17:50:29

    é verdade. só enriquecendo o dono do site. a maioria das pessoas nem conhece quem adiciona nem nunca conhecerá.é só pra se aparecer. não conhecem nem os que veem diariamente na frente, o que dirá de um bando de "solitários anônimos". falta de amizades reais levam a essa peregrinação e mendicância afetiva virtual.

  • Matheus Gusmão
    2012-02-12T14:06:25

    Realmente, a intenet pode ajudar. Mas sinceramente, até hj não me ajudou, continuo a n ter simpatia alguma pelas pessoas que eu conheci. Pelo contrário, sinto um profundo desprezo. Desisto de encontrar meus semelhantes, seja no mundo virtual, seja no mundo real. Não gosto, de modo algum. N encontrei ninguém que valesse a pena (n que eu valha alguma cosia, pelo contrário). Tampouco o infeliz de um profissional de pscicologia me ajudou. Pelo contrário. Só me fez tomar decisões e escolhas que me causaram um profundo desgosto.

  • Debora Silva
    2012-02-12T12:40:29

    Sabendo fazer bom uso e otimo,eu por exemplo moro fora do Brasil ha quase 11 anos e mantenho contato e converso com primos e amigos atraves do Facebook..e muito mais pratico..ou vcs acham que eu ia ter contato depois de tds esses anos atraves de carta e correios?? acho muito bacana..e claro que tem muito picareta e gente sem nocao..mas..e so bloquear!

  • Geraldo Avelino
    2012-02-12T11:50:02

    Eu pedi baixa do FACEBOOK porque não consegui entender bem onde a maioria das pessoas que la estão querem chegar.Nada com nada foi tudo que consegui entender de um monte de intelectuais sem destino e sem conteudo, voce não consegue ser voce mesmo tendo em vista o monte de asneiras que voce encontra nas paginas do FACEBOOK.

  • Maria Oliveira
    2012-02-12T11:07:10

    Agora redes sociais são um péssimo lugar para arrumar namorado, pois o perfil dos caras é tímido em excesso ou um tremendo 171 na redes sociais. Desconfie sempre de certos tipos de perfil, o cara usa de isca assuntos meigos,para atrair as mulheres,e conversa mole nos recado aberto,e te pede para add,dois segundos depois já tah no bate-papo, te querendo add no msn. E começa a falar sacanagem no papo reservado. Pula fora que vem encrenca. É só bloquear o cara para que ele nao fique te bisbilhotando,e na configuraçao,coloque somente amigos podem ver. Saibam se proteger nas redes sociais.

  • Maria Oliveira
    2012-02-12T11:02:56

    (cont)Pessoas que tem algum dificuldade de locomoçao física,mas que a cabeça funciona bem,conseguem se manterem em contato com o mundo através das redes sociais Pessoas solitárias,ou que estão só no momento,pode preencher o vazio momentaneamente,mas essas pessoas mesmo que estejam na estaçao da sé na hora de rach ,vao se sentir só mesmo na multidão Para algumas pessoas serve como terapia poder falar com alguém através da telinha sobre algo que teriam que passar anos no divã do analista ou no confecionário do padre. Hj exite a tecnologia que tbm ajuda. Entao nao é de todo ruim,se fizer bom uso

  • Maria Oliveira
    2012-02-12T10:58:07

    (cont)No orkut, o que tem de bacana são as comunidades que vc consegue conhecer gente e trocar idéias por afinidade de assuntos. ´Já no facebook, as pessoas formam grupos a partir dos que conheceram por afinidade de assuntos no orkut. Twetter é mto chato,é só seguir,ficam frases soltas,sem interaçao. Se souber usar a ferramenta dos sites de relacionamentos de forma positiva e saúdavel, pode ser muito bom. Pois quem mora só ou está em casa num dia de chuva, a noite,numa cidade que dá medo de sair, a internet pode ser uma boa opçao.

  • Josafa Santos
    2012-02-12T10:55:02

    Quando teclo com alguém no facebook ou em qualquer outro meio de comunicação desse gênero , é como se estivesse numa vídeo conferência ou numa entrevista a distância , pois , nada substitui o famoso Olho no Olho, é ai que conhecemos as pessoas e alguns de seus atributos.O que os olhos não veem, o coração não sente.

  • Maria Oliveira
    2012-02-12T10:53:22

    (cont) Eu vejo as redes socias apenas como mais uma forma de relacionar. A tecnologia permite que vc conheça e se relacione com pessoas que vc jamais ou teria pouca probalidade de relacionar de forma presente. A tecnologia aproxima as pessoas, só que é importante ter critérios nas escolhas, e adicionamentos que se faz. Se a pessoa demonstrar só querer acrescentar mais gente na lista,sem nunca te escrever nao faz sentido mante-la na sua lista de "amigos virtuais".Tem gente que quer fazer amizade,tem que "peneirar", e manter o que vale a pena.Assim tbm no dia a dia,faz parte de vida...

  • Maria Oliveira
    2012-02-12T10:47:32

    O problema está em que banalizaram a palavra AMIGO,no contexto virtual e real. As pessoas chamam de amigo qq conhecido na vida real do dia a dia,qdo na passa de meros conhecidos,colegas de trabalho, prestadores de serviço,mas se tem a ilusão,porque vê com frequência de que são amigos. Amigo é muito mais que isso,vai mto além. Nas redes sociais,acontece o mesmo,só que de forma virtual.As pessoas adicionam, e se chamam de amigos. As pessoas precisam entender o conceito primeiro para nao se iludirem,esperando do lado de lá atitudes que o outro nao pode ter.