22/02/2012 12h28 - Atualizado em 22/02/2012 12h28

Rumor: Google lançará óculos Android com display interno em 2012

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Segundo o site do New York Times, o Google está desenvolvendo uma espécie de óculos inteligente, que será capaz de transmitir informações de dispositivos móveis ou da internet diretamente para o globo ocular, em tempo real.

Google pode lançar óculos que exibe informações na tela, no estilo "Robocop" (Foto: Reprodução)Google pode lançar óculos que exibem informações na tela, no estilo "RoboCop" (Foto: Reprodução)

De acordo com vários funcionários anônimos do Google que estão próximos ao projeto, os óculos estão em desenvolvimento e estarão disponíveis no mercado até o final de 2012. As fontes afirmam que o produto foi concebido para custar algo próximo do valor médio dos smartphones mais avançados do mercado, ou seja, entre US$ 250 e US$ 600.

As fontes também informam que os óculos inteligentes do Google serão compatíveis com o sistema operacional Android, e basicamente vão atuar como pequenas telas projetoras, posicionadas a poucos centímetros do olho do usuário. O acessório também vai contar com uma conexão de dados 3G ou 4G, vários sensores de movimento, e conectividade GPS. Como era de se esperar, o Google se recusou a comentar qualquer informação sobre o projeto.

Os rumores do óculos inteligente do Google surgiram pela primeira vez em dezembro, quando Seth Weintraub, editor do blog 9 to 5 Google falou sobre o projeto pela primeira vez. Posteriormente, Seth descobriu mais detalhes sobre o produto, e nesse mês de fevereiro, ele afirmou que os óculos eram parecidos com modelos da Oakley. Weintraub também afirmou que o produto possui um sistema de navegação único, onde o usuário poderia navegar facilmente pelos menus de sua interface com simples movimentos de cabeça.

Os óculos também possuem uma câmera de baixa resolução integrada, para captar os objetos, pessoas e prédios em tempo real, e exibir as informações registradas sobre cada rua, praça, edifício e amigos que encontramos pelo caminho. As fontes de dentro do Google alertam que os óculos não foram projetados para serem usados constantemente, embora acreditem que os usuários mais “nerds” vão utilizar o dispositivo de forma constante. Mas a ideia é que o produto tenha um perfil de uso semelhante a um smartphone, ou seja, quando necessário.

Uma das principais pessoas envolvidas com o projeto é Steve Lee, o engenheiro do Google responsável pelo Latitude. Como resultado do seu envolvimento com o software de localização, ele é peça fundamental para o desenvolvimento da primeira versão comercial do óculos. Outro que esta liderando o projeto é Sergey Brin, co-fundador do Google, que segundo as fontes do NYT, está passando a maior parte do seu tempo no Google X Labs, um laboratório secreto próximo do campus principal do Google.

Via Engadget

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares