Internet

14/02/2012 08h48 - Atualizado em 14/02/2012 08h48

Sistema de compartilhamento de conteúdo se diz imune a ataques do governo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Autoridades e conglomerados de mídia e entretenimento aumentam a pressão para que o livre compartilhamento de dados na Internet seja interrompido e passível de pesadas sanções legais. Mas a Internet sempre encontra um jeito, e o mais novo candidato a tirar as autoridades do sério é o Tribler.

triblerTribler usa o protocolo BitTorrent (Foto: Reprodução)

Os criadores do sistema de compartilhamento garantem que ele é resiliente e criado para suportar praticamente qualquer ataque ou ação de desmobilização. Ele foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Delft na Holanda, que dizem terem tê-lo testado nos últimos seis anos e que, neste período, ele não ficou offline um segundo sequer. A tecnologia só poderia ser realmente debelada e o compartilhamento de dados encerrado se a própria Internet fosse desligada.

O Tribler é, no fundo, uma versão amadurecida do popular e bem conhecido BitTorrent. Só que a diferença é que torrents podem ser caçados, deixam rastros e uma mobilização realmente grande e organizada tem, em tese, poder suficiente para tirar esse sistema do ar. O mesmo, segundo os desenvolvedores holandeses, é impossível com o Tribler.

Isso é possível porque o Tribler descentraliza completamente as informações sobre os arquivos compartilhados. Equivale a dizer que os registros estão em todos os lugares. Um exemplo disso é lembrar a maneira pela qual as autoridades norte-americanas desligaram o Megaupload. Eles cassaram o registro da página e sequestraram os servidores, ficando de posse do material armazenado.

Quando você faz a busca no Tribler, ele lista resultados de outros "peers", e não de uma página indexadora de torrents, como o The Pirate Bay. O conceito todo está baseado na noção de evitar servidores instáveis e registros que possam ser violados ou apagados. Embora use trackers para conectar os diversos usuários, o Tribler pode continuar funcionando mesmo que todos os trackers do mundo sejam desligados.

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Felipe
    2012-03-02T08:33:08

    não entendo bulhufas...foi um bla bla bla bla...

  • Jonas Vieira
    2012-02-14T20:34:14

    Muito fraquinho por enquanto. Mesmo com milhares de fontes demora uma eternidade, sem contar na demora pra abrir os links (tanto os magnetics quanto os torrents). E a pesquisa dele é muito fraca também...

  • Lawrence Teixeira
    2012-02-14T16:36:55

    Se for isso mesmo, nada mais é que o torrent com DHT ativado...