TechTudo

29/02/2012 17h33 - Atualizado em 29/02/2012 18h30

Windows 8: Confira as novidades apresentadas pela Microsoft

Verônica Vasque Da redação

A Microsoft lançou nesta quarta-feira (29), no evento MWC 2012 (Mobile World Congress), que acontece em Barcelona, Espanha, a versão de testes do Windows 8 - o Windows 8 Consumer Preview. O lançamento, que já está disponível para download e poderá ser usado em tablets, além de PCs e notebooks, antecipa as novidades que o novo sistema operacional contará.

Interface Metro do Windows 8 (Foto: Reprodução)Interface Metro do Windows 8 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Confira as principais novidades apresentadas na versão Windows 8 Consumer Preview:

Versões PC e tablets

O novo sistema da Microsoft terá uma versão que trabalhará com os chips tradicionais da linha x86, chips da Intel para PCs e notebooks, e uma nova versão para microprocessadores ARM, padrão nos aparelhos portáteis, como tablets e smartphones. Segundo a Microsoft, embora ainda não haja data definida, a empresa deve levar ao mercado, simultaneamente, aparelhos com as versões ARM e Intel.

As duas versões para o Windows 8 apresentarão uma interface completamente nova, inspirada na interface estilo "Metro" do mais recente software Windows Phone. A interface envolve blocos ou "pastilhas" que podem ser movimentados na tela ou pressionados para acionar aplicativos.

As pastilhas poderão se atualizar em tempo real, permitindo ao usuário verificar seus e-mails, mensagens de voz e notificações do Facebook. No entanto, será possível voltar ao estilo antigo com um simples comando de mouse, caso os usuários de PCs e notebooks não se adequem ao novo formato.

Interface Metro

A nova interface Metro marca, no lançamento do Windows 8, a introdução de uma experiência sensível ao toque. Conforme mostrado no Developer Preview, versão para desenvolvedores, uma tela de bloqueio introduz os usuários do Windows 8 a uma interface touchscreen na tela inicial.

A versão Consumer Preview ganhou uma série de ajustes nesta tela, incluindo a introdução de uma interface de Zoom Semântica (Semantic Zoom), na qual os usuários de tablets e dispositivos sensíveis ao toque poderão organizar e agrupar os seus pedidos de aplicativos na Windows Store.

Fim do botão Iniciar

Uma das maiores mudanças na versão Consumer Preview, ao menos visualmente, é a remoção do botão Iniciar no modo desktop. No Windows 8, o botão migrou para a barra Charms. Os usuários poderão acessar a barra tocando nas bordas da tela. A barra inclui o novo logotipo do Windows 8 - um logo animado com um flash de luz sutil.

Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução)Windows 8 sem botão Iniciar (Foto: Reprodução/TechTudo)

Além disso, uma série de novos gestos, de toques, comandos no teclado ou no mouse, irão ativar vários controles no Windows 8. Um dos novos recursos, por sua vez, é uma prévia do comando que alterna tarefas. Ativado a partir do canto inferior direito ou superior esquerdo da tela, o recurso permitirá que os usuários alternem entre os aplicativos abertos recentemente.

Windows Store e aplicativos

O lançamento do Windows 8 Consumer Preview acompanha a abertura da Windows Store, a loja virtual de aplicativos desenvolvidos para a plataforma. A ideia da Windows Store é atrair a adesão dos programadores que criam aplicativos para o sistema.

Para versão Windows 8 Consumer Preview, a Microsoft já pré-instalou uma variedade de aplicativos, que incluem correio eletrônicos, calendários, mensagens e fotos. O aplicativo de correio age como um cliente de e-mail totalmente funcional, com acesso ao Exchange, Google e contas do Hotmail.

Tela de demonstração do Windows Store (Foto: Reprodução) (Foto: Tela de demonstração do Windows Store (Foto: Reprodução))Tela de demonstração do Windows Store (Foto: Reprodução)

Sobretudo, os usuários do Consumer Preview poderão adicionar uma conta, sem necessidade de configuração, e obter acesso às funcionalidades das contas do Exchange, dispensando o uso de Outlook. O aplicativo de mensagens, contudo, não mostra sinais de integração com SMS, mas permite uma interação simples com mensagens no Facebook e contatos do Windows Live Messenger. Similar ao Windows Phone, há também a possibilidade de alternar entre contas dos diferentes serviços na interface de bate-papo.

Integração Xbox

A Microsoft está se afastando das marcas Zune e Windows Live e, na visualização do Consumer Preview, essas evidências ficaram ainda mais claras. A equipe da Microsoft Xbox criou os aplicativos de Música e Vídeo que são muito semelhantes à experiência de entretenimento do Xbox 360. Esses aplicativos são os pontos principais no Windows 8 para acessar às opções de áudio e vídeo na interface do sistema operacional.

Além disso, as funcionalidade do Windows Live também foram substituídas pelos aplicativos pré-instalados no Windows. Com isso, os usuários do Consumer Preview serão convidados a vincular uma conta local para uma "Conta Microsoft" no Windows 8.

Pinball no Windows 8, integrado ao Xbox LIVE (Foto: Reprodução)Pinball no Windows 8, integrado ao Xbox LIVE (Foto: Reprodução/TechTudo)

A integração com Xbox ainda permite acesso a recursos como avatares, jogos Xbox Live, bem como a lista de contatos. A interface reflete a aplicação Xbox Live para o iPad, no entanto, inclui muito mais funcionalidades e acesso direto aos jogos instalados.

Algumas interfaces de gestos

Pressione e segure: O gesto de pressionar e segurar uma ação, em alguns casos, dará acesso a um menu, permitindo que os usuários tenham acesso a outras informações sem comprometer uma ação preexistente.

Toque e execute uma ação
: Qualquer toque na tela irá executar uma ação. Com o mouse, é preciso só clicar sobre determinado item e, com o teclado, apertar a tecla "Enter", como já acontece nas versões anteriores do sistema operacional.

Deslize para arrastar
: Esse gesto será usado para percorrer as listas e páginas, mas também poderá ser usado para mover um objeto ou para desenhar e escrever. Com o mouse, os usuários só precisarão apontar para o fundo de um aplicativo e usar a barra de rolagem. Com o teclado, por sua vez, será necessário usar os atalhos do logotipo do Windows mais as setas de esquerda e direita.

Zoom
: O zoom pode ser utilizado para focar o início, o final ou um local específico dentro de uma lista. É possível fazer o zoom apertando ou esticando dois dedos na tela. Os usuários de mouse poderão pressionar a tecla Control e mover a roda do mouse para fazer zoom in e out, bem como os usuários de teclado poderão usar o logotipo do Windows mais os comandos - / + para fazer zoom in e out.

Toque de rotação:
Rodando dois ou mais dedos é possível girar toda a tela em 90 graus. Os usuários de mouse e teclado vão poder rodar os ícones em uma variedade de formas, dependendo do que os aplicativos suportarem.

Via The Verge

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Pedro Paulo
    2012-03-03T22:22:13

    Antes de saírem detonando o Windows 8, vcs deveriam tentar se familiarizar com o novo SO da Microsoft, q p mim tem tudo p ser um ótimo sistema. Ele é bem intuitivo facilitando em muito diversas tarefas, como por exemplo enviar uma foto por e-mail, com três cliques vc consegue facilmente executar esta tarefa que antes era bem mais complicada. Concordo que Linus é bom sistema como alguns dizem, mas peca em quererem lançar uma distro todo dia, desse jeito acho q n vai cair no gosto do povo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Benicio
    2012-03-01T20:23:24

    essa tal de feira Mobile World Congress tão falada sobre tecnologia se existisse uma no brasil, iria ser tão bom. microsoft só apresentou isso nesse feira de tecnologia, tõ vendo que está fraco em quanto apple lança produtos e atualizações nessa feira de tecnologia a Microsoft só libera o windows 8 para tablets e algumas mudanças, que nem notam a diferença por causa desse visual retrô, que colaram da android, de investir um pouco menos em aparência e investir mais em aplicativos, eu acho que tem ter os dois por igual. fazem muita diferença em qualquer sistema oper coisa que é dificil ter hoje

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bárbara Rocha
    2012-03-01T11:50:17

    Quem tem notebook ou desltop sem touchscreen pode desistir e continuar no 7/XP pro resto da vida né? Porque tudo que eles apresentam é pra touchscreen, nada de útil pra quem usa teclado e mouse.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Souza
    2012-03-01T11:05:35

    Instalado e depois de 4 hora ( insistí bastante...), desinstalei e voltei ao amado ubuntu. Futuro conturbado para a Microsoft. Mesmo com o Unity o Ubuntu 11.10 da de 1000 a 0 no Ruindows 8. Rsrsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavio Cruz
    2012-03-01T03:53:09

    NOSSSA QUEM INSTALAR VAI SE HORRORIZAR ! O WINDOWS VISTA QUE NAO PRESTA DA BANHO NESTE WINDOWS 8 ! ESTE NAO VAI VENDER , POR QUE DE GRAÇA SAI CARO !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade