01/03/2012 20h34 - Atualizado em 01/03/2012 20h34

Golpistas criam páginas falsas oferecendo iPads 3 grátis no Facebook e no Twitter

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Usuários de redes sociais estão aproveitando o lançamento do iPad 3 para promover golpes, oferecendo o tablet gratuitamente mediante o preenchimento de questionários com informações pessoais. O Facebook e o Twitter são as redes mais exploradas por esse tipo de golpista.

  •  
Facebook permite páginas com o golpe (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral) (Foto: Facebook permite páginas com o golpe (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral))Facebook permite páginas com o golpe (Foto: Reprodução/Bruno do Amaral)

O problema foi percebido por um consultor sênior da Sophos, uma empresa de segurança virtual. O especialista critica as duas redes sociais por não tomarem ações contra tais práticas. Uma rápida busca nos sites de relacionamentos já revelam páginas com tal conteúdo.

Acessando essas páginas e posts falsos, o usuário é encorajado a seguir uma série de links e sites, preenchendo formulários para ter a chance de ganhar o novo iPad 3. No entanto, as informações coletadas servem apenas para serem vendidas no mercado negro.

“Como a Apple não anunciou sequer a existência de um iPad 3, estes posts e páginas (algumas delas existentes há meses) claramente não são adequadas”, afirmou Cluley pelo blog Naked Security, da própria Sophos.

O especialista lembra que a mesma tática foi utilizada às vésperas do lançamento do iPhone 4S. A solução para se prevenir desses problemas é não clicar nas fotos com essas promessas de aparelhos gratuitos, e alertar os conhecidos sobre o golpe. “Seria ótimo se redes sociais como o Facebook e o Twitter fizessem mais para limpar atividades tão claramente duvidosas para melhor proteger sua base de usuários”, conclui o consultor. 

Via Naked Security

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Bruno Amaral
    2012-03-02T11:34:46

    Pois é, mas ainda tem muita gente caindo, principalmente quando o post vem de algum amigo - ou seja, o cara pensa "amigo é confiável, então quer dizer que a promoção também é" e cai no golpe. :(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário