26/03/2012 08h35 - Atualizado em 28/02/2014 11h51

Lei em Israel proíbe o uso de Photoshop em modelos

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Uma lei aprovada na última semana, em Israel, proíbe que modelos muito magras apareçam em publicidades. Além disso, agora as empresas estão obrigadas informar quais imagens são manipuladas e retocadas pelo Photoshop. Para os defensores da lei, as fotos de modelos com peso muito abaixo do normal contribuem para o aumento de casos de anorexia.

Photoshop não é bem-vindo em Israel (Foto: Reprodução)Photoshop não é bem-vindo em Israel
(Foto: Reprodução)

A primeira parte da lei deixa claro que, em cada sessão de fotos, a modelo deve trazer um relatório médico, com validade de três meses, afirmando que não está desnutrida. O atestado deve estar de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde.

Para os críticos, a lei deve se firmar em um modelo de saúde, em vez de peso. Desta forma, mulheres naturalmente magras não seriam proibidas de trabalhar.

A top model israelense Adi Neumann foi uma das proibidas de aparecer em publicidades no país. Ela defende que, em vez de restringir as modelos por peso, a lei deveria enfatizar comportamentos saudáveis.

Em entrevista à agência americana Associated Press, o agente de modelos Adi Barkan disse que, nos seus 30 anos de carreira, já presenciou muitos casos de mulheres doentes em razão de quererem manter seus pesos abaixo do ideal.

Via Cnet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilson Gomes
    2012-11-06T19:02:19

    Bom!

  • Julia Silveira
    2012-08-30T12:26:51

    Essa lei deveria ser MUNDIAL!!!!!!!

  • Marcelino Lima
    2012-03-27T12:38:22

    O brasil devia seguir o exemplo dessa lei e criar uma que proibisse todas as mulheres frutas,mulheres periguetes....

  • Daniele Almeida
    2012-03-27T09:24:35

    perda de tempo.... deveria ter uma lei que grite a mulher para lembrar-nos de que não somos um pedaço de carne e temos mais do que corpo pra oferecer.... chega de abrir o jornal e ter metade dele estampado de mulheres com a bunda à mostra, passar na rua e o outdor com mais um monte, revista..... e por aí vai

  • Veronica Soares
    2012-03-27T08:31:54

    Seria ótimo ver pessoas reais nas capas de revista. Outros países deveriam aderir a esta lei e ao uso restrito do Photoshop. O bio-tipo brasileiro era morena, bumbum grande e seios médios. Hoje em dia se enchem de silicone, ficam magérrimas, imitando o modelo europeu. Lamentável!

  • Eduardo
    2012-03-27T08:10:40

    Show, pena que aqui esse tipo de lei não pega.

  • Lucas Bustamante
    2012-03-26T19:52:18

    Está certissimo!! O uso de photoshop cria um padrão de beleza surreal, que pode ser considerado propaganda enganosa, por mascarar a eficácia de produtos de beleza, e impõe um padrão de beleza inalcançável à nós, reles mortais da vida real, ficando-nos subjulgados pelos belos rostos que vemos diariamente na midia, mas que na verdade é totalmente manipulado pelo photoshop

  • Amarildo Gabriel
    2012-03-26T19:42:04

    e o certo fica muito mais natural

  • Paulo Coelho
    2012-03-26T17:36:41

    Se essa lei fosse aplicada aqui a Playboy iria virar PLAYBOI.

  • Emerson Comar
    2012-03-26T10:16:32

    ta serto tem que mostrar a coisa real mesmo!

  • Rodrigo Alves
    2012-03-26T10:06:08

    quero so ver se essa moda pega, celulite vai ser mato

  • Gilson Campos
    2012-03-26T16:37:11

    Hoje essa profissão modelo, ta sobrando no mercado, qualquer um é modelo....ESSE Brasil e essas coitados não sabem o que dizem.....pra ser modelo precisa no minimo de um contrato de papel passado que vc é modelo.... o resto é lorota.

  • Claudio Costa
    2012-03-26T15:43:25

    Nao gosto de Israel ( da politica do governo nao do povo), mas eles estao certissimos!

  • Claudio Costa
    2012-03-26T15:41:13

    Ei Guilherme, se voce quer ver uma modelo ( de verdade nao essas que estao por ai) vender bem, e so olhar para tras e ver o que a Dijon vendia com a Xuxa ( quando ela era modelo). Essa onda de modelo magra ( anorexica) apareceu depois da Twiggy . Voce se lembra?

  • Nádia Machado
    2012-03-26T15:22:21

    Muuuiito bom, assim as outras mulheres que se espelham nessas modelos, poderam ver que elas são mulheres normais, e não donas de uma beleza surreal, criada por um programa de computador... essa lei tem que virar moda no mundo inteiro.

  • Ana Freitas
    2012-03-26T14:38:22

    Idiota é a família que consente uma adolescente virar uma bulímica, só para satisfazer o desejo dos estilistas, em ver pelancas desfilando. Já vi de perto uma modelo assim, por isso que o mundo não se choca quando vê o povo do Afeganistão. Deveria ser banido estes desfiles macabros e exploradores da anti-beleza feminina.

  • Gianpiero Zuliani
    2012-03-26T13:40:07

    Realmente é espantoso uma lei justa partindo de Isrrael, mas sua legitimidade é inquestinavel. Gosto não se discute, mas violar os direitos humanos tambem não e menos ainda falsear a realidade e estimular praticas lesivas ao organismo. O problema é vender o que seje benéfico e náo que de apenas faturamento danoso e enganoso.

  • Victor Forganes
    2012-03-26T10:37:59

    pela primeira vez vejo uma lei interessante de israel, tem q ser assim msm...

  • Wagner Campanerutti