26/03/2012 08h35 - Atualizado em 28/02/2014 11h51

Lei em Israel proíbe o uso de Photoshop em modelos

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Uma lei aprovada na última semana, em Israel, proíbe que modelos muito magras apareçam em publicidades. Além disso, agora as empresas estão obrigadas informar quais imagens são manipuladas e retocadas pelo Photoshop. Para os defensores da lei, as fotos de modelos com peso muito abaixo do normal contribuem para o aumento de casos de anorexia.

Photoshop não é bem-vindo em Israel (Foto: Reprodução)Photoshop não é bem-vindo em Israel
(Foto: Reprodução)

A primeira parte da lei deixa claro que, em cada sessão de fotos, a modelo deve trazer um relatório médico, com validade de três meses, afirmando que não está desnutrida. O atestado deve estar de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde.

Para os críticos, a lei deve se firmar em um modelo de saúde, em vez de peso. Desta forma, mulheres naturalmente magras não seriam proibidas de trabalhar.

A top model israelense Adi Neumann foi uma das proibidas de aparecer em publicidades no país. Ela defende que, em vez de restringir as modelos por peso, a lei deveria enfatizar comportamentos saudáveis.

Em entrevista à agência americana Associated Press, o agente de modelos Adi Barkan disse que, nos seus 30 anos de carreira, já presenciou muitos casos de mulheres doentes em razão de quererem manter seus pesos abaixo do ideal.

Via Cnet

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Wilson Gomes
    2012-11-06T19:02:19

    Bom!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julia Silveira
    2012-08-30T12:26:51

    Essa lei deveria ser MUNDIAL!!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelino Lima
    2012-03-27T12:38:22

    O brasil devia seguir o exemplo dessa lei e criar uma que proibisse todas as mulheres frutas,mulheres periguetes....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniele Almeida
    2012-03-27T09:24:35

    perda de tempo.... deveria ter uma lei que grite a mulher para lembrar-nos de que não somos um pedaço de carne e temos mais do que corpo pra oferecer.... chega de abrir o jornal e ter metade dele estampado de mulheres com a bunda à mostra, passar na rua e o outdor com mais um monte, revista..... e por aí vai

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Veronica Soares
    2012-03-27T08:31:54

    Seria ótimo ver pessoas reais nas capas de revista. Outros países deveriam aderir a esta lei e ao uso restrito do Photoshop. O bio-tipo brasileiro era morena, bumbum grande e seios médios. Hoje em dia se enchem de silicone, ficam magérrimas, imitando o modelo europeu. Lamentável!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo
    2012-03-27T08:10:40

    Show, pena que aqui esse tipo de lei não pega.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Bustamante
    2012-03-26T19:52:18

    Está certissimo!! O uso de photoshop cria um padrão de beleza surreal, que pode ser considerado propaganda enganosa, por mascarar a eficácia de produtos de beleza, e impõe um padrão de beleza inalcançável à nós, reles mortais da vida real, ficando-nos subjulgados pelos belos rostos que vemos diariamente na midia, mas que na verdade é totalmente manipulado pelo photoshop

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amarildo Gabriel
    2012-03-26T19:42:04

    e o certo fica muito mais natural

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Coelho
    2012-03-26T17:36:41

    Se essa lei fosse aplicada aqui a Playboy iria virar PLAYBOI.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Emerson Comar
    2012-03-26T10:16:32

    ta serto tem que mostrar a coisa real mesmo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Alves
    2012-03-26T10:06:08

    quero so ver se essa moda pega, celulite vai ser mato

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilson Campos
    2012-03-26T16:37:11

    Hoje essa profissão modelo, ta sobrando no mercado, qualquer um é modelo....ESSE Brasil e essas coitados não sabem o que dizem.....pra ser modelo precisa no minimo de um contrato de papel passado que vc é modelo.... o resto é lorota.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Costa
    2012-03-26T15:43:25

    Nao gosto de Israel ( da politica do governo nao do povo), mas eles estao certissimos!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Costa
    2012-03-26T15:41:13

    Ei Guilherme, se voce quer ver uma modelo ( de verdade nao essas que estao por ai) vender bem, e so olhar para tras e ver o que a Dijon vendia com a Xuxa ( quando ela era modelo). Essa onda de modelo magra ( anorexica) apareceu depois da Twiggy . Voce se lembra?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nádia Machado
    2012-03-26T15:22:21

    Muuuiito bom, assim as outras mulheres que se espelham nessas modelos, poderam ver que elas são mulheres normais, e não donas de uma beleza surreal, criada por um programa de computador... essa lei tem que virar moda no mundo inteiro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Freitas
    2012-03-26T14:38:22

    Idiota é a família que consente uma adolescente virar uma bulímica, só para satisfazer o desejo dos estilistas, em ver pelancas desfilando. Já vi de perto uma modelo assim, por isso que o mundo não se choca quando vê o povo do Afeganistão. Deveria ser banido estes desfiles macabros e exploradores da anti-beleza feminina.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gianpiero Zuliani
    2012-03-26T13:40:07

    Realmente é espantoso uma lei justa partindo de Isrrael, mas sua legitimidade é inquestinavel. Gosto não se discute, mas violar os direitos humanos tambem não e menos ainda falsear a realidade e estimular praticas lesivas ao organismo. O problema é vender o que seje benéfico e náo que de apenas faturamento danoso e enganoso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Forganes
    2012-03-26T10:37:59

    pela primeira vez vejo uma lei interessante de israel, tem q ser assim msm...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Campanerutti