Sistemas Operacionais

14/03/2012 12h03 - Atualizado em 14/03/2012 12h03

Microsoft indica que Windows 8 será capaz de rodar aplicativos do Windows Phone 7

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Ao que tudo indica, o Windows 8 rodará aplicativos desenvolvidos para o Windows Phone 7. A informação ganha consistência pelo fato de que ambos os sistemas usam o mesmo kernel e também pela indicação do aplicativo I’m A WP7, voltado para listar as versões do sistema operacional que rodam determinado aplicativo.

Imagem mostra que aplicativo pode rodar no Windows Phone e na versão Release Candidate do Windows 8 para desktops (Foto: Reprodução)Windows Phone 7.5 (Reprodução)

O número superior indica que a próxima prévia do Windows 8, a Release Candidate, poderá rodar os aplicativos do sistema operacional móvel da Microsoft. Caso a informação se confirme, de uma hora para outra, o Windows 8 ganha o empurrão de uma biblioteca de mais de 70 mil aplicativos.

Outro detalhe que sustenta a ideia é o jogo de codinomes. A próxima versão do Windows Phone deverá ser conhecida como Apollo. E as bibliotecas que rodam a interface Metro no Windows 8 são chamadas de Júpiter. Júpiter é Zeus para os romanos, que por sua vez é o pai de Apollo.

Apesar de interessante, a proposta tem suas dificuldades técnicas. Apesar das linguagens de programação permitirem a compatibilidade entre desktops e smartphones, há questões limitantes, como principalmente a resolução. Softwares criados para Windows Phone estão confinados a resoluções máximas de 800 x 480 e na maioria dos casos, possuem orientação vertical. Nos desktops, as telas são muito maiores, horizontais e com resoluções muito mais altas. Será interessante observar as soluções da Microsoft para este problema.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Balduino
    2012-03-19T18:26:41

    Há uma questão de foco aqui: "Será interessante observar as soluções da Microsoft para este problema". A solução já existe. As atuais versões do pacote Visual Studio já prevêem desenvolvimento em múltiplas resoluções. Logo a questão volta ao desenvolvedor que pode, então, atualizar suas aplicações para múltiplas resoluções.