Internet

07/03/2012 11h51 - Atualizado em 16/03/2012 16h44

Navegador do Android supera o Opera Mini e se torna o mais popular do mundo

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

A empresa de medição de serviços online StatCounter realizou um estudo que mostrou qual os navegadores de celular mais usado no mundo. Os dados apontam que o browser do sistema Android alcançou a liderança em fevereiro de 2012, quando ultrapassou o Opera Mini, considerado até então o mais popular. 

Gráfico da StatCounter mostra a evolução do navegador nativo do Android (Foto: StatCounter)Gráfico da StatCounter mostra a evolução do navegador nativo do Android (Foto: StatCounter)

O gráfico publicado pela StatCounter mostra a evolução do uso dos navegadores de dispositivos móveis nos últimos 12 meses. O crescimento do Android é explicado pelo grande volume de smartphones com o sistema do Google vendidos ao longo de 2011, além da queda de seus concorrentes. Há um ano atrás, o browser nativo do Android já havia ultrapassado o navegador nativo do BlackBerry, hoje na quarta posição.

O Opera Mini, que está agora na segunda posição, ainda é muito popular na África e na Ásia. É possível que eles recuperem algum terreno com a próxima versão do aplicativo, ainda em desenvolvimento. Para isso, estão sendo realizados diversos acordos com fabricantes de aparelhos móveis, que vão integrar o navegador aos seus dispositivos. Além disso, o novo Opera promete uma navegação web mais rápida, além de uma maior integração com as redes sociais.

O estudo da StatCounter reforça que, com a vantagem numérica dos aparelhos Android em relação aos demais sistemas, a tendência é que a liderança do browser se consolide com o passar dos meses. Já os navegadores do Blackberry e da Nokia, por exemplo, continuam em queda livre de participação no mercado. Resta saber como o Google pretende lidar com esses dados, uma vez que a empresa pretende estabelecer a versão móvel do Google Chrome como uma opção válida para os usuários Android.

Via The Next Web