Tablet

14/03/2012 12h45 - Atualizado em 24/08/2012 09h01

Novo aplicativo do iPhone ajuda pessoas com deficiência visual

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A desenvolvedora LookTel criou um aplicativo para iPhone para auxiliar pessoas com deficiências visuais. Com o nome de Recognizer ("Reconhecedor", em inglês), o software é capaz de acessar a câmera do telefone e dizer em voz alta quais são os objetos que aparecem na tela.

Aplicativo consegue também identificar objetos a partir do código de barras (Foto: Reprodução)Recognizer consegue também identificar objetos a
partir do código de barras (Foto: Reprodução)

Para que isso ocorra, o usuário primeiro deve criar uma base de itens na memória do aplicativo, apontando a câmera do celular e especificando qual é o objeto que aparece.

Depois dessa documentação, toda vez que um deficiente visual ficar em dúvida com relação a um objeto, basta apontar a câmera do dispositivo para que o software possa identificá-lo e revelar em forma de áudio do que se trata. A identificação é praticamente instantânea, desde que o app “saiba” para o que está olhando.

Além de sua função principal, o LookTel Recognizer pode também ler códigos de barras. O aplicativo já está disponível na AppStore e custa US$ 9,99 (aproximadamente R$ 17).

Assista abaixo um vídeo que mostra o aplicativo em ação.


Via Tuaw

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares