02/04/2012 08h46 - Atualizado em 02/04/2012 14h53

Autoridades policiais quebram senha do iPhone em menos de dois minutos

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Autoridades policiais estão usando um programa exclusivo para quebrar a senha de segurança do iPhone. De acordo com a Forbes, que relevou o caso, o objetivo do XRY (como o aplicativo é chamado) é transferir os dados de suspeitos de crimes para um PC, permitindo que detetives analisem informações como o histórico de localização GPS do usuário, os registros de chamadas, os contatos, as mensagens, e até mesmo os textos digitados.

Using_XRYXRY quebra senhas do iPhone em menos de dois
minutos (Foto: Divulgação)

O programa XRY foi produzido pela Micro Systemation, uma empresa sueca que desenvolve ferramentas para dar às autoridades policiais acesso a informações protegidas em dispositivos eletrônicos de suspeitos de crimes. A polícia do Reino Unido, departamentos de polícia norte-americana, o FBI e militares dos Estados Unidos figuram entre os maiores clientes da solução.

Instalado no Windows, o aplicativo pode fazer uma extração de dados a partir de uma grande variedade de dispositivos móveis, como smartphones, GPSs de navegação, modems 3G, tocadores de música portátil, e mais recentemente os tablets, como o iPad.

A ideia é simples: o iPhone, por exemplo, pode ser configurado para exigir uma senha de quatro dígitos sempre que a tela do celular for ligada, mantendo as informações pessoais seguras, mesmo se o dispositivo cair em mãos erradas. Usando o XRY, no entanto, as autoridades conseguem quebrar esta senha em menos de dois minutos. Obviamente, se o celular tiver uma senha mais longa, o programa exigirá mais tempo.

A técnica usada para a quebra da senha é o “Força Bruta”, que testa todas as alternativas possíveis (como a senha do iPhone usa quatro dígitos em números, ele testa as 10 mil senhas prováveis). Quanto mais difícil for a senha, mais tempo ele demora para descobri-la. Além disso, nem sempre o programa consegue descobrir a senha. Em um caso recente o FBI não conseguiu acessar o celular de um criminoso, e precisou pedir ajuda ao Google para fazê-lo.

Para funcionar, o XRY se aproveita das falhas de segurança do software do telefone, assim como os programas que fazem o Jailbreak (para desbloquear o telefone). Conheça melhor o aplicativo nos dois vídeos abaixo, com algumas demonstrações.

O que é XYR?


Usando o programa com Nokia:
http://youtu.be/JPBpF14mnWE

Usando o programa com HTC:


Via Forbes

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Eduardo Mattos
    2012-04-02T20:53:36

    credo, nem bandido leva vantagem com o Iphone... que trash...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Pereira
    2012-04-02T20:00:58

    Na boa, vcs gostam de falar mal de iPhone aqui, hein... Entre no site da empresa e veja que qualquer iOS, Android e Blackberry podem ser desbloqueados. Agora trocar essa manchete anti iOS (hater) deveria ser feito... que vergonha!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Martins
    2012-04-02T16:32:32

    dependendo do dono... ele pode deixar a opcao pra apagar todos os dados após 10 tentativas.... programa inutil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael
    2012-04-02T14:54:14

    Isso eu pago pra ver mesmo... /

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Freitas
    2012-04-02T13:47:16

    o iphone nao tem soh a senha de 4 numeros, o usuario pode optar por senha de caracteres... tamanho ILIMITADO... uma senha de 128bits quero ver esse programa quebrar ela no brute force em menos de 100 anos.. :D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário