15/04/2012 06h00 - Atualizado em 15/04/2012 06h00

Avião conceitual do MIT economiza 70% de combustível

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) desenvolveu um novo conceito para a aviação, batizado de D8. A ideia foi reimaginar o design dos aviões para garantir que modelos mais eficientes aerodinamicamente consumam até 70% menos combustível. Os primeiros testes no túnel de vento já estão sendo realizados.

Aviação conceitual do MIT (Foto: Divulgação)Aviação conceitual do MIT (Foto: Divulgação)

A questão é que, neste cálculo de 70%, apenas 49% são relativos ao desenho da aeronave. Os engenheiros consideram que os 21% restantes serão atingidos pelo uso de motores mais avançados no futuro. A data estimada para que um avião D8 seja viável comercialmente ainda é distante: apenas em 2035.

Aviação conceitual do MIT (Foto: Divulgação)Aviação conceitual do MIT (Foto: Divulgação)

Em todo caso, 49% é um valor considerável de economia. Isso é atingido por conta da maneira como o desenho da aeronave foi concebido. O perfil mais esguio e as asas extremamente longas e finas garantem uma melhor sustentação no ar, e portanto, demandam menos combustível. Além disso, a ideia é construir a fuselagem com materiais mais leves e eficientes, que tirem partido da posição dos motores, localizados na extremidade traseira do avião.

Via Aviation Week

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • LUIZ SANTOS
    2012-11-28T16:23:57

    Se o avião imita os pássaros, tá na hora de desenvolver melhor o sistema e começar a bater asas...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jean Ricardo
    2012-04-16T16:15:52

    imagine isso aí pedindo permissão para pouso ou decolagem, no Charles de Gaulle? ou no JFK... isso é pra 2040. Querem aperfeiçoar as máquinas, mas não pensam em infra estrutura...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Castelli
    2012-04-16T10:50:13

    A fuselagem é muito achatada, diferente dos EMBRAER. Pode caber mais passageiro e menos bagagem. Parece que a fuseca tá contribuindo como uma asa, parece um fólio. Mas se estolar o motor vai embora. Será que ele é capaz de voltar em altos ângulos de ataque?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Sampaio
    2012-04-16T10:36:27

    Com essas asas vai precisar de uma pista de 20Km para pousar...rsrsrs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hugo Dias
    2012-04-16T09:48:53

    Eu iria ficar impressionado se fizessem um aviao que quando acabasse a gasolina ficasse parado no ar ;P kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Sato
    2012-04-16T09:21:44

    É impressionante a quantidade de brasileiro ignorante. "combutivel que não explodisse quando um avião cair", "deveria falar isso em 2030 ou 2033", "carrega na tomada e voa". Ótima proposta do MIT. Agora basta a vontade das grande$ companhias aéreas e fabricantes dos equipamentos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Santos Told
    2012-04-16T06:23:31

    Na boa, REPORTAGEM *I*N*U*T*I*L....Só para 2035....Deveria falar isso em 2030 ou 2033....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lauro Marinoso
    2012-04-15T23:57:07

    Todas as novas idéias são bem vndas, independente de que área for e do tempo que leve para virar realidade, mas no caso a aviação comercial, deveriam trabalhar numa forma de combutivel que não explodisse quando um avião cair, assim as chances de sobrevivência seriam maiores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Silvio Araujo
    2012-04-15T22:18:40

    tem que inventar o avião eletrico,sem uso de combustivel,carrega na tomada e voa.ja num tem carro?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergivan Silva
    2012-04-15T19:49:07

    muito bom isso,..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Garcia
    2012-04-15T19:36:43

    Tem que investir para que parem de cair? É o meio de transporte mais seguro existente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário