TechTudo

20/04/2012 06h10 - Atualizado em 20/04/2012 06h10

Cartão de crédito adesivo com NFC deve aposentar cartão plástico

Eduardo Moreira Para o TechTudo

A operadora de pagamentos Barclaycard lançou o PayTag, uma espécie de cartão de crédito adesivo para efetuar compras e pagamentos a partir de smartphones. Para funcionar, o acessório deve ser colado na traseira do aparelho, e basta apenas aproximar o celular da máquina de pagamento para que o pagamento seja realizado.

PayTag, um cartão de crédito em forma de adesivo, para qualquer telefone (Foto: Reprodução)PayTag é um cartão de crédito em forma de adesivo (Foto: Reprodução)

A única diferença deste modelo para o do cartão de crédito convencional é que você não vai precisar passar a tarja magnética ou colocar o chip em nenhuma máquina de pagamento. Para autenticar a compra, o cartão adesivo usa a tecnologia Near Field Communication (NFC) de conexão por ondas de rádio.

A Barclaycard acredita que essa iniciativa vai popularizar a modalidade de pagamentos sem contato físico, até então estava restrito aos donos de telefones com chips NFC. Desse modo, certamente não haverá mais desculpas para as tarjas magnéticas ruins ou chips defeituosos ao pagar suas compras.

Por ser apenas um adesivo, ele não precisa necessariamente precisa ser colado em um celular - embora este seja seu principal objetivo, já que o telefone está sempre à mão. É possível, por exemplo, colá-lo dentro da carteira, dentro da capinha de sua identidade, por exemplo.

A empresa que desenvolveu esta solução garante que seu produto é 100% protegido contra fraudes e promete reembolsar os clientes que perderem seus cartões ou tiverem os mesmos usados ilegalmente. No mês que vem, em maio, um grupo restrito de clientes da operadora receberá os cartões gratuitamente para os primeiros testes. Aqui no Brasil, ainda deve demorar mais um pouco.

Via The Guardian

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade