Internet

14/04/2012 14h50 - Atualizado em 16/01/2014 09h08

Cem anos de Robert Doisneau é homenageado pelo Doodle do Google

Guilherme Godin
por
Para o TechTudo

O Doodle deste sábado, 14 de abril, homenageia o centésimo aniversário de Robert Doisneau, importante fotógrafo francês. Ele ficou conhecido por fotografar a vida social das pessoas que viviam em Paris durante a década de 50. Seu principal trabalho é a foto “O Beijo do Hotel de Ville”, que pode ser visto abaixo.

Confira também o Doodle em homenagem a zoóloga Dian Fossey pelo seu 82º aniversário.
 

Google homenageia Robert Doisneau (Foto: Reprodução)Google homenageia Robert Doisneau (Foto: Reprodução)

Doisneau nasceu no dia 14 de abril de 1912 e viveu até 1 de abril de 1994 na cidade de Gentilly, na França. O fotógrafo foi um dos mais populares do país na sua época e era famoso pela modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais da cidade de Paris. Muitos dos seus retratos e fotos foram transformadas em calendários e postais, principalmente aquelas tiradas no periodo do final da II Guerra Mundial até os anos 1950.  Atualmente, grande parte da obra é vista como ícones da vida francesa.

O Beijo do Hotel de Ville (Foto: divulgação)O Beijo do Hotel de Ville (Foto: divulgação)

O aniversariante teve 20 livros publicados. Em todos é possível ver uma misura de momentos que mostram a fragilidade humana e imagens calmas e incongruentes. Robert Doisneau recebeu diversos prêmios ao longo da vida, sendo o mais importante a nomeação de Cavaleiro da Ordem da Légion d’Honneur em 1984. Outros prêmios recebidos por ele são: o prêmio de Balzac, em 1986 (Honoré de Balzac), Grand Prix National de la Photographie, em 1983, Prêmio Niépce em 1956 (Nicéphore Niépce) e o prêmio Kodak em 1947.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares