16/04/2012 14h11 - Atualizado em 16/04/2012 14h11

Como jogar Mass Effect 3

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

Com o lançamento de Mass Effect 3, a produtora BioWare pretendeu encerrar a saga do Comandante Shepard e suas aventuras galáticas. O terceiro jogo da série possui grandes mudanças em relação aos dois títulos anteriores, principalmente em sua jogabilidade. E serão tais mudanças que serão detalhadas a seguir, tanto no modo single player quanto na campanha multiplayer.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

O novo sistema de combate

Quem jogou os títulos anteriores de Mass Effect, sempre percebeu uma grande mudança na jogabilidade deles, onde o personagem se torna mais ágil e com mais movimentos. Em Mass Effect 3, o gênero shooter se supera, fazendo com que o controle do personagem seja mais fluído e agradável, e as batalhas sejam mais divertidas. O recurso de esquiva, algo que ajuda muito em momentos de tensão, também foi incluso.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Dito isso, as lutas se tornaram muito mais agressivas, graças à uma inteligência artificial dotada de maiores recursos, como soldados que atiram granadas onde o jogador fica muito tempo escondido, e a possibilidade do inimigo encurralar o jogador é bem maior. Dois detalhes importantes devem ser atentados antes de se iniciar qualquer combate no jogo.

- Arsenal: O arsenal de Mass Effect 3 é o maior da série, pois contém equipamentos existentes nos títulos anteriores, e a possibilidade de modificá-los com itens de melhoria. Contudo, cabe ao jogador decidir qual será a melhor estratégia a ser tomada em uma batalha, uma vez que as armas possuem um peso, que influencia diretamente no desempenho do personagem. Basicamente, quanto mais pesada for uma arma, mais tempo o personagem demorará para carregar seus poderes.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Com essa informação em mente, qual será a melhor decisão caberá ao estilo de jogo de cada um, onde um personagem pode confiar mais em seus armamentos ou em seus poderes bióticos carregando mais depressa, por exemplo.

Shepard pode carregar até cinco armas: Sniper rifle, assault rifle, machine pistol, shotgun e pistol. O máximo de peso livre que se pode ter, garante ao jogador um bônus de +200% no cooldown de cada habilidade. Esse percentual é reduzido ou contrabalanceado sempre que armas mais pesadas são equipadas, chegando a ter -200% de cooldown, e demorando uma eternidade para que uma skill carregue de novo.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

- Mods: Um recurso que certamente fará a diferença nos combates são os mods das armas. Todas as armas possuem mods exclusivos, que além de alterar a aparência da mesma, também alteram seus efeitos, dando mais poder de fogo nos disparos, maior precisão, maior quantidade de munição, e outras coisas. Alguns mods também possuem efeitos negativos em contapartida, portanto prestem atenção na descrição de cada mod, e veja se seu efeito condiz com sua estratégia na batalha.

O sistema de evolução dos personagens

Outro elemento de Mass Effect 3 que se tornou mais complexo foi a evolução dos personagens. Isso se deve ao fato das habilidades terem ganhado níveis diferentes de crescimento, dando assim efeitos diferenciados aos poderes mesmo em seu nível máximo, e aumentando as estratégias de combate no jogo.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Recapitulando, em Mass Effect 1 os poderes tinham um único caminho de evolução até seu nível máximo. Já em Mass Effect 2, os poderes tinham quatro níveis, onde o quarto nível oferecia dois efeitos diferentes da habilidade para escolher. Em Mass Effect 3, cada habilidade tem seis níveis de evolução, onde do quarto ao sexto nível (varia de cada habilidade) já existem dois tipos diferentes a serem escolhidos.

Outro detalhe importante: Se você importar seu save do Mass Effect 2 para o 3, manterá o nível do personagem e seus pontos de habilidades.

O multiplayer e sua importância

A inclusão de um modo multiplayer em Mass Effect 3 foi algo que causou certo receio entre os jogadores, pois nunca foi um componente necessário para seu sucesso. Entretanto, não tenham medo, pois a inclusão do multiplayer acabou sendo bem sucedida, e provou ser uma forma divertida de passar o tempo, enquanto não estamos procurando ajuda para a guerra dos Reapers.

O modo multiplayer é cooperativo, onde os jogadores enfrentam dez ondas de inimigos com dificuldade crescente. Ao fim de cada missão, o jogador recebe uma grande quantidade de experiência e dinheiro, que pode ser usado para comprar os outros itens no multiplayer. A loja online também vende os itens por BioWare Points, obtido com dinheiro real.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Evoluir um personagem no multiplayer, além de divertido, é necessário. Isso porque as lutas online garantem uma vitória mais fácil contra os Reapers na campanha single player, permitindo que o melhor final do jogo seja visto. Caso o jogador não queria jogar o multiplayer, ainda poderá fazer o melhor final, embora seja mais difícil dessa maneira.

Cada classe de personagens no multiplayer (Adept, Soldier, Engineer, Infiltrator e Vanguard) pode evoluir até o nível 20, uma tarefa que acontece bem depressa. Jogando cerca de três horas direto com uma única classe, é possível chegar ao nível máximo, ou até menos tempo que isso, dependendo dos bônus de experiência que receber.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Quando uma classe chega ao nível 20, ela poderá ser promovida para a campanha single player, entrando nos ativos de guerra que o jogador tem que acumular durante a história, e facilitando as chances de vitória a seu favor. Por outro lado, poderá evoluir seu personagem ao nível máximo, não promovê-lo e assim ter suas classes diferentes e com todos os poderes para se divertir.

Cada classe possui variantes de raças, como o Soldado humano, krogan e turian. Os pontos de experiência são atrelados à classe, e não aos personagens. Isso significa que, uma vez chegando ao nível 20 com a classe Soldier, todas as raças de soldado também estarão no nível 20, bastando apenas distribuir os pontos em cada uma delas, da maneira desejada. Isso elimina a necessidade de perder inúmeras horas para evoluir o personagem, e dá um foco maior à campanha single player.

Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)Mass Effect 3 (Foto: Divulgação)

Por fim, nos finais de semana a BioWare promove eventos especiais que dão mais experiência nas batalhas. Basta ficar ligado nas notícias para evoluir ainda mais depressa.

Prepare-se para a guerra

Mass Effect 3 pode ter tido seus problemas, especialmente com o polêmico final. Mas os esforços de melhorias na jogabilidade feitos pela equipe da BioWare foram extremamente válidos, e merecem todo o crédito.

Independente do personagem a ser criado, ter sabedoria e equipamentos adequados é importante. Dessa forma, não será tão difícil vencer a batalha contra os Reapers que tentam devastar a galáxia uma vez mais.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Alex Silva
    2013-05-24T17:33:27

    Excelente jogo, joguei o 1,2 e no momento estou no final do 3, muito bom!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Grossi
    2012-04-17T08:47:51

    Otto, talvez seja apenas falta de familiaridade com TPS. Eu particularmente jogo Mass Effect desde a primeira versão e justamente a jogabilidade dela é um dos maiores atrativos. Vale a pena destacar que o jogo online tem um Leaderboard, infelizmente não é baseado necessariamente em sua skill, mas nas vezes que você evolui um personagem e o promove (zerando e evoluindo novamente); estou fazendo isto pela 45ª vez. Ainda no modo online existem eventos durante o final de semana (XBox e PC), onde se você cumprir um dado objetivo, ganha alguns itens ou experiência adicional.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Otto Fanty
    2012-04-16T23:35:40

    Na boa eu baixei o demo desse jogo e a jogabilidade eh uma das piores que eu ja vi

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário